Banca de DEFESA: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
2020-09-30 15:33:10.809
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
DATA: 30/10/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias educacionais. Ambientes virtuais. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ebook.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Realidade Virtual (RV) consiste na imersão em um ambiente digital, comumente
realizado por meio de um dispositivo acoplado à cabeça (HMD) que projeta imagens
diretamente aos olhos do usuário. Ao ensino de Biologia, as potencialidades da RV
englobam a imersão em biomas, a representação virtual de animais, a exploração de
estruturas macro e microscópicas etc. Há, também, cuidados específicos para a
elaboração de aulas com RV, o que exige um olhar atento pelo professor.
Objetivamos analisar o uso da Realidade Virtual por professores de Biologia.
Realizamos, assim, uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujos dados
submetemos dados à análise de conteúdo, que contou com três etapas: a pré-análise,
a exploração do material e a realização das interpretações e inferências dos
resultados obtidos. Para isso, como intervenção, ofertamos uma oficina sobre a RV
para professores de Biologia da escola Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa,
localizada em São Luís, MA. A oficina contou com dois momentos: um teórico, em
que traçamos um breve histórico sobre as tecnologias na Educação, seguida por uma
explicação das potencialidades da RV ao ensino de Biologia; e um segundo momento
em que realizamos atividades prática de RV com o uso de celulares e dispositivos
HMD de baixo custo feitos de papelão. Ao término da oficina. Ao término da oficina,
aplicamos um questionário com perguntas abertas como forma de avaliação da
intervenção. Em relação às análises, organizamos os resultados obtidos em duas
categorias: Percepções sobre a RV; e A RV e o ensino de Biologia. Podemos afirmar
que as potencialidades da RV para o ensino de Biologia são diversas e, para que
estas sejam desenvolvidas durante as aulas, é necessário um olhar cuidadoso para
aspectos técnicos e pedagógicos da tecnologia, como o idioma dos materiais e a
disponibilidade de internet, por exemplo. Como produto da pesquisa, elaboramos
como produto acadêmico um ebook sobre a RV no ensino de Biologia voltado a
professores da disciplina.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UEMA