Banca de DEFESA: ALEXANDRINA COLINS MARTINS
2020-11-09 11:34:48.992
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRINA COLINS MARTINS
DATA: 30/11/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ASSESSORIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: o pensar e o agir na oferta de ações formativas na escola
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Pesquisa Colaborativa. Formação Continuada. Assessor de Formação Continuada.
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA: o pensar e o agir na oferta de ações formativas na escola,
pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, teve por objetivo geral desenvolver
intervenção pedagógica colaborativa junto às coordenadoras participantes, por meio
de um curso de formação continuada para coordenadores/as pedagógicos/as de
escolas públicas municipais de São Luís com o foco no conteúdo oferta de
formação continuada para os profissionais da educação, visando a elaboração de
orientações teórico metodológicas, para a oferta de ações formativas nas escolas,
materializada em um Livreto. Para o alcance do que nos propomos, lançamos mão
da metodologia colaborativa, com base em Ibiapina (2008, 2016), que possibilitou a
participação de um grupo de coordenadoras pedagógicas, que atuam em escolas
públicas municipais integrantes do Núcleo/Anil da SEMED de São Luís. O
aprofundamento teórico sobre às temáticas Coordenação Pedagógica e Formação
Continuada se basearam no pensamento de autores/as como: Almeida e Placco
(2010); Canário (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Imbernón (2011); Libâneo
(2004); Nóvoa (2001); Pimenta (2015); Tardif (2012)0 Saviani (2005); Vasconcellos
(2002). A geração dos dados empíricos, foram produzidos com a utilização dos
seguintes instrumentos de pesquisa: um Questionário e Reuniões Pedagógicas e
Encontros Formativos Reflexivos. O questionário diagnóstico aplicado, possibilitou a
geração de dados, dados que originaram a mediação colaborativa, isto é, a oferta do
curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas, desenvolvido
por meio dos encontros formativos reflexivos. O desenvolvimento do curso ofertado
proporcionou a construção do produto, o Livreto intitulado: Itinerário metodológico
para a oferta de formação continuada na escola. As conclusões mostraram mediante
a avaliação do percurso formativo oferecido a relevância do estudo, pois oportunizou
às colaboradoras a apropriação de elementos teóricos metodológicos para a
proposição de ações formativas na escola
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES