Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES
2020-11-10 10:47:53.928
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES
DATA: 02/12/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA:
Diagnóstico e proposição de um manual de estratégias e ferramentas para o uso
pedagógico dos docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA no Campus
Centro Histórico.
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica. Tecnologias digitais móveis.Tecnologias
educacionais. Integração
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, as práticas socias e
pedagógicas ganharam novos direcionamentos, assim, na educação, surgem novos
conceitos, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning) e aplicativos (AppLearning). As tecnologias digitais móveis e o pensamento computacional podem
auxiliar o estudante no despertar e no desenvolvimento de competências sócio -
cognitivas e mentais, desde que mobilizadas por alguém que tenha conhecimentos
para direcionar e gerenciar essas tecnologias, este seria o professor. Nessa
perspectiva, o aprender significativo garante ao estudante uma maior aproximação
do objeto de estudo e relevantes probabilidades de aprendizagens a partir de
carcterísticas como pensamento crítico, colaboração, comunicação, criatividade;
assim, este trabalho trata sobre a integração das tecnologias digitais na prática
pedagógica: diagnóstico e proposição de um manual de estratégias e ferramentas
para o uso pedagógico dos docentes do Instituto Federal do Maranhão no Campus
Centro Histórico, para este estudo traçou-se como objetivo geral, investigar a prática
pedagógica na perspectiva das tecnologias digitais móveis, a integração que as
ferramentas digitais promovem no Instituto Federal do Maranhão no Campus Centro
Histórico, e como objetivos específicos, temos: a) Realizar um diagnóstico sobre as
atuais práticas pedagógicas com uso das tecnologias na educação do Instituto
Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico; b) Dotar de conhecimentos os
professores do IFMA - Campus Centro Histórico acerca das tecnologias móveis e
aplicativos digitais; c) Investigar na prática como os professores reagem diante de
experiências com as tecnologias digitais móveis; d) Elaborar um Manual de
estratégias e ferramentas para uso pedagógico, como produto da pesquisa, que
oriente a prática docente ao uso das tecnologias digitais, relativa tanto como ao
suporte quanto aos procedimentos. Dessa forma, a metdologia utilizada será o
estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os
procedimentos de coleta de dados serão utilizados questionários pela plataforma
digital Google Formulários. O estudo está dividido nas seguintes seções: O trabalho
docente e tecnologias; Metodologias e estratégias que integram as tecnologias
digitais ao ensino; Recursos e ferramentas digitais integradoras no processo de
ensino e aprendizagem; Metodologia da Pesquisa; Apresentação dos dados da
pesquisa; Plano da dissertação, Cronograma e Referências.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA