Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
2020-11-27 20:48:49.555
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
DATA: 16/12/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na UEB Luís Rego no Município de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Linguística. Semiótica. Gêneros textuais. Textos Multimodais. Charges. Ensino e Aprendizagem.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo aborda questões referentes a textos multimodais, em especial, Charges, no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente na área de leitura e interpretação textual, no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da UEB Luís Rego no Município de São Luís. Tem como objetivo investigar se os textos multimodais favorecem o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo o cognitivo dos estudantes e despertando a criticidade deles. Busca-se também mostrar a necessidade de multiletramentos na prática docente. Propõe-se elaborar um Caderno de orientações para o uso de Charges em sala de aula como produto final desta pesquisa. Os principais teóricos que fundamentaram essa pesquisa foram: no campo da Linguística Castelar (2013) e Fiorin (2019); no da Semiótica Peirce (2003, 2017), Santaella (1992, 2012), Hodge e Kress (1988) e Kress e Van Leeuwen (2006); no dos Gêneros Textuais Bakhtin (2002,2003), Marcuschi (2003,2008) e Travaglia (2009); no dos Textos Multimodais Dionísio (2005, 2006), Dionisio e Vasconcelos (2013) e Ribeiro (2015, 2016) e no campo das Charges Petrin (2015) e Romualdo (2000). Quanto à metodologia, a pesquisa será de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e o método de procedimento a ser utilizado será o estudo de caso. Os participantes da pesquisa serão docentes e discentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio da plataforma Google Meet, e questionários, realizados por meio da ferramenta Google Forms. A análise e interpretação dos dados dar-se-á conforme o referencial teórico de Gil (1999).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA