Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
2020-11-27 21:32:38.515
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
DATA: 18/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO
3ºANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da leitura e da escrita. Perspectiva dialógica. Alfabetização
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A sociedade está impregnada de atos de leitura/escrita e a todo instante recorremos
a esses instrumentos para atendermos às mais diversas demandas. Nesse sentido,
por compreendermos a importância de sua aquisição e da função da escola ao
ensinar as crianças a ler e a escrever o presente projeto de dissertação versa sobre
práticas de leitura e de escrita desenvolvidas numa perspectiva dialógica numa
turma do 3.º ano do Ensino Fundamental e de como esta opção metodológica tem
colaborado para a formação inicial de leitores e escritores. Verificar a contribuição do
desenvolvimento dessas práticas para a formação inicial de leitores e escritores é o
objetivo geral da investigação. Na organização do projeto temos na primeira seção,
a introdução que trata sobre a problemática da leitura e escrita nos Anos Iniciais,
assim como dos objetivos gerais e específicos. A segunda traz um recorte teórico
sobre a leitura e escrita, onde se abordam: as concepções em uso em algumas
turmas do Ciclo de Alfabetização; as estratégias de leitura do formador de leitores; a
importância das vivências da leitura e da escrita nas turmas de alfabetização e
algumas propostas metodológicas para sua aplicação e entendimento, auxiliados
nos aportes teóricos de: Bajard (2006), Jolibert (1994); Solé (1998); Vygotsky (2001),
dentre outros que respaldarão o trabalho. A terceira seção descreve a metodologia
da investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa ação que aponta como será
realizada e os instrumentos de coleta de dados como o diagnóstico piloto e pôsintervenção aplicado num grupo focal, a observação participante e a entrevista
semiestruturada que serão aplicados nos estudantes e na professora do 3.º ano de
uma turma da Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias, localizada em
Paço do Lumiar. A quarta seção contém a descrição da Proposta de Intervenção e
do produto a ser elaborado, um caderno de orientações didáticas para auxiliar na
prática pedagógica da professora e o Plano de Dissertação com o planejamento das
ações ainda a serem realizadas
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES