Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH MAYRA GOMES MELO
2021-08-03 21:46:41.406
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH MAYRA GOMES MELO
DATA: 23/08/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiências na
Educação de Jovens e Adultos em Raposa- MA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Ambiental. Geografia
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo construir uma proposta de intervenção pedagógica sobre o
ensino de Educação Ambiental (EA) nas aulas de Geografia, no primeiro ciclo da Educação de
Jovens e Adultos (EJA), visando elaborar um Caderno de Orientações Pedagógicas contendo
propostas metodológicas para a formação continuada docente. Partimos dos seguintes
questionamentos: como a realidade ambiental do município de Raposa tem sido contemplada
na disciplina de Geografia na EJA? b) De que maneira uma intervenção pedagógica nas aulas
de Geografia com ênfase na EA pode contribuir na formação continuada dos professores (as)
da EJA? c) Existe algum material de apoio pedagógico que contemple a questão ambiental no
município de Raposa nas aulas de Geografia? No alcance do objetivo proposto, a metodologia
adotada utiliza a abordagem qualitativa; quanto a finalidade é uma pesquisa aplicada,
contribuindo com um produto com finalidades práticas; quanto aos procedimentos se classifica
como do tipo intervenção, visto que pretendemos trabalhar práticas pedagógicas junto aos
sujeitos da pesquisa. Quanto aos instrumentos utilizaremos a pesquisa bibliográfica e
documental e pesquisa do tipo estado da arte; em relação as ferramentas destacamos ainda a
utilização de questionário/formulário e entrevista por intermédio de mídias digitais; utilizando
ainda de observação participante no contexto da atualidade, ou seja, por meio das mídias
utilizadas pelos docentes durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras e uma
coordenadora da primeira etapa da EJA da Unidade Integrada José Lisboa, localizada na área
rural do município de Raposa MA. Na organização textual deste relatório de qualificação,
apresentamos, incluindo a introdução, cinco seções. A primeira seção é a parte introdutória; na segunda, discutimos questões teóricas a respeito da questão ambiental e do conceito de meio ambiente, para tanto utilizamos de algumas bases, entre elas: Mendonça (2001); Suertegaray (2001); Sanchez (2008) e Souza (2017). A terceira seção trata da formação inicial e continuada de professoras(es) para a EJA e tomamos como base os estudos de Nóvoa (1991), Pimenta (1997), Tardif (2007), Imbernón (2011), entre outros. A quarta seção é sobre a metodologia, a qual está dividida em nove subtópicos detalhando todo o percurso metodológico adotado nesse trabalho. A quinta e última seção aborda os resultados preliminares da pesquisa, apresentamos até aqui a pesquisa de estado da arte voltada para a temática em estudo. Posteriormente, apresentamos o plano de dissertação e detalhamos cada tópico e subtópico do texto, tanto os já concluídos como os que estão em processo de iniciação ou conclusão. O produto a ser elaborado trata de um Caderno de Relatos sobre a Educação Ambiental nas aulas de Geografia no primeiro ciclo da EJA, trazendo contribuições para o trabalho nas aulas de Geografia na EJA, como informações gerais sobre as questões geográficas de Raposa, mapeamentos, percursos ecológicos, oficinas entre outras possibilidades. Desta maneira, o aporte teórico e metodológico adotado, bem como o plano de dissertação apontam os caminhos para o alcance dos objetivos propostos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Presidente - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS