Banca de DEFESA: ROSANGELA DOS SANTOS RODRIGUES
2021-09-15 17:32:05.241
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANGELA DOS SANTOS RODRIGUES
DATA: 15/10/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma
investigação com aporte em representações semióticas
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas; Ensino de matemática; Registros de Representação Semiótica; Transtorno do Espectro Autista.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar propostas didáticas de práticas
pedagógicas de professores referenciadas na Teoria dos Registros de Representação
Semiótica (TRRS), aplicadas junto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) com dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Matemática nos anos iniciais
do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), em uma escola da rede pública
estadual localizada no Município de São Luís - Maranhão. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa. O corpus foi obtido através de atividades envolvendo operações de adição
com números naturais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo
de caso instrumental, tendo como participantes professoras polivalentes, licenciadas
em Pedagogia e que trabalham com o ensino de Matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Utilizaram-se como principais instrumentos de coleta de dados a
observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A análise, exposição e
interpretação dos dados se deram por meio de quadros, gráficos e fotografias. Na busca
por respostas e arcabouço teórico para sustentar essa escrita, utilizaram-se no campo
do ensino e aprendizagem matemática, pesquisas de Ferronato (2002), Golbert (2002),
Damm (2005), Duval (2007, 2009, 2013), Neres (2016), Medeiros (2020), assim como
da construção dos conceitos sobre TEA, pesquisas de Siegel (2008), Fombonne (2009),
Moreira (2012), Teixeira (2016), entre outros que compuseram a fundamentação teórica
desta pesquisa. Os resultados revelaram que, em atividades com tratamento de
registros numéricos, os estudantes apresentaram bom desempenho. Isso levou a
conjecturar que o entendimento das situações-problema apresentadas dependem de
uma série de elementos, como raciocínio matemático, domínio da leitura e interpretação
dos enunciados, que devem ser considerados pelo professor que atende ao públicoalvo
desta pesquisa no momento de elaboração das atividades. A pesquisa revela que
a TRRS contribuiu para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, facilitando,
dessa forma, a aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Anna Regina Lanner de Moura - UNICEUMA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA