Banca de DEFESA: JAILSON ARAUJO CIPRIANO
2021-11-17 12:05:57.287
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON ARAUJO CIPRIANO
DATA: 03/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA
EXCEPCIONALIDADE (TEA NÍVEL 1 /AHSD): uma intervenção pedagógica no
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação NAAHS/MA
PALAVRAS-CHAVES: dupla excepcionalidade; transtorno do espectro autista nível 1; altas
habilidades/superdotação; habilidades socioemocionais; educação especial e
inclusiva
PÁGINAS: 307
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo realizar intervenções educacionais com a
colaboração de professores do NAAHS para auxiliar no processo ensinoaprendizagem de estudantes com dupla excepcionalidade (TEA nível 1 /AHSD) com
o intuito de elaborar um Caderno para Intervenções Pedagógicas nas Habilidades
Socioemocionais e Cognitivas. Para tanto, esta pesquisa se caracteriza como do tipo
intervenção pedagógica. O Local da pesquisa foi o Núcleo de Atividades para Altas
habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta NAAHS. Como instrumentos de coleta
de dados foram utilizadas observações, entrevistas semiestruturadas, questionários
semiestruturados, grupo focal e análise documental. Esta pesquisa contou com uma
amostra envolvendo 03 (três) professores, 01 (uma) Coordenadora Pedagógico e 01
(um) estudante com dupla excepcionalidade TEA nível 1 / AHSD matriculado na
Educação Básica, e frequentando, necessariamente, o NAAHS. A análise de dados
qualitativos foi feita pela Análise de Conteúdo de Bardin, e a análise quantitativa pela
utilização do Programa Excel. Foram aplicadas intervenções, de forma colaborativa,
no intuito de desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas por meio da
pesquisa aplicada, que resultou no Caderno para Intervenções Pedagógicas nas
Habilidades Socioemocionais e Cognitivas. Quanto aos achados, a pesquisa revelou
que algumas competências socioemocionais são trabalhadas e como resultados
temos: 100% dos professores responderam que desenvolvem intervenções para
aprimorar a autonomia e a autoconfiança; 66,66% desenvolvem intervenções para
desenvolver estabilidade emocional e autodesenvolvimento. Quanto às necessidades
do estudante nos aspectos psicossociais demonstrados pelo estudante, 100% dos
professores afirmaram que o mesmo apresenta dificuldade de interação social, 100%
afirmou que ele tem dificuldade de fazer novas amizades, 66% exprimiu que ele
apresenta leve apego às rotinas, 66,66% apontou que ele apresenta ansiedade,
66,66% declarou que o estudante tem dificuldade de demostrar afeto, 66,66% afirmou
que ele demostra dificuldade de manter o contato visual e 66,66% afirmou que ele tem
dificuldade de concentração. A partir desta investigação constatou-se que o estudante
com dupla excepcionalidade precisa de intervenções principalmente para fortalecer
as funções conativas e executivas, ansiedade e autoestima, para melhorar a interação
social, para melhor compreender e melhorar as emoções, manter contato visual e para
melhor compreender a linguagem figurada e não-verbal. Os principais resultados
apontaram para a necessidade da adequada formação e de treinamento em serviço e
de políticas públicas que se materializem em programas de formação continuada. O
estudo também comprovou a ausência de instrumentos específicos para identificação
da dupla excepcionalidade com Transtorno do Espectro Autista nível 1 e altas
habilidades/superdotação, confirmando que estes estudantes precisam de uma
correta identificação para que sejam implementadas intervenções específicas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - MAGDA FLORIANA DAMIANI - UFPel