Banca de DEFESA: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE
2021-12-04 19:55:30.653
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE
DATA: 28/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS NO CONTEXTO DOS ESPAÇOS FORMATIVOS DA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Coordenador Pedagógico; Proposta Curricular; Espaços. Formativos.
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa é um estudo sobre o coordenador pedagógico compreendido
como ser formador, articulador e transformador das ações na escola. Apresenta
como objetivo geral: compreender a ação/atuação das coordenadoras pedagógicas
e a implementação da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Educação
de São Luís junto aos professores do Ensino Fundamental no contexto dos espaços
formativos da escola, visando a construção de um produto educacional que possa
auxiliá-las em seu fazer pedagógico. Esta pesquisa encontra-se ancorada em
teóricos que dialogam nas áreas de coordenação pedagógica, formação e currículo:
Freire (2001, 2002, 2003), Libâneo (2017), Placco (2003), André (2003, 2020),
Imbernón (2009, 2010, 2011), Pimenta (2005), Saviani (2007, 2009, 2010, 2011),
Santos (2012), Apple (2005), Sacristán (2013, 1999), dentre outros. Os sujeitos da
pesquisa foram dez coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental. É uma
pesquisa de abordagem qualitativa, que possui caráter exploratório e descritivo,
sendo desenvolvida com o uso de ferramentas digitais e recursos de áudio e vídeo,
face a pandemia do Covid-19. Para tanto, os instrumentos de coleta e geração de
dados utilizados foram o questionário, através do Google Forms e a entrevista pelo
WhatsApp. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise das
respostas das participantes, dispostas através de gráficos, tabelas e descrição das
suas escritas e falas. A sistematização dos dados foi feita mediante uma análise
crítico, reflexiva e interpretativa, fundamentada em aportes teóricos. Os resultados
encontrados no transcorrer desta pesquisa apontam as dificuldades e desafios que
tem o coordenador pedagógico no desenvolvimento da Proposta Curricular vigente,
visto que ser formador de professores requer um contínuo processo de busca,
estudo e pesquisa em que os espaços formativos podem ser momentos
potencializadores de reflexão sobre a prática docente. A pesquisa foi materializada
por meio de um Caderno de Proposição Didático-Metodológicas intitulado O Fazer
do Coordenador Pedagógico: da teoria à ação formativa, no qual pretendeu-se
fornecer subsídios teóricos e práticos para a atuação do coordenador pedagógico,
objetivando auxiliá-lo em sua ação reflexiva e formadora na escola.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Externo à Instituição - Márcia Betânia de Oliveira - UERN