Banca de DEFESA: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
2021-12-11 12:03:23.274
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
DATA: 07/01/2022
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS COM O APOIO DE RECURSOS
DIGITAIS: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilíngue
PALAVRAS-CHAVES: Estudante Surdo. Ensino Bilíngue. Recursos Digitais. Anos Iniciais.
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de estudantes surdos a partir
da utilização de recursos digitais por meio de uma intervenção pedagógica com
professores com vistas à construção de um e-book em uma perspectiva bilíngue nos
anos iniciais do ensino fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) Bilíngue
Libras e Língua Portuguesa Escrita. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa
classifica-se como de natureza aplicada do ponto de vista da abordagem do
problema e se caracteriza como quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos, a
investigação é definida como exploratória. A pesquisa qualifica-se ainda quanto aos
procedimentos como participante do tipo intervenção pedagógica na perspectiva
colaborativa. O campo de investigação foi a Unidade de Educação Básica Bilíngue
Libras e Língua Portuguesa Escrita localizada na cidade de São Luís MA. A
investigação contou com a participação de seis professoras e de uma coordenadora
pedagógica. Os instrumentos utilizados foram questionários e aplicativos de celular
(Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras-Português silabário). Os dados coletados
por meio do questionário foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados apontaram que no contexto da pandemia de COVID-19 (SARS-CoV2), três professoras (50%) adotaram como principais estratégias e metodologias o
uso de aplicativos de comunicação por meio de mensagens e videochamadas
instalados em equipamentos móveis como celulares e tablets. Outro dado relevante
diz respeito às limitações no ensino remoto com estudantes surdos, pois as seis
professoras (100%) e a coordenadora pedagógica declararam limitações no domínio
da Libras e da Língua Portuguesa escrita por parte dos estudantes. Sobre o uso de
recursos digitais, todas as professoras investigadas (100%) declararam utilizá-los em
sua prática pedagógica e acreditam que podem contribuir na diversificação das
práticas ao atendimento no ensino bilíngue. A intervenção na perspectiva
colaborativa aconteceu de maneira dinâmica e interativa e permitiu trocas
necessárias entre os participantes para a consolidação dos objetivos da pesquisa e
confirmou os recursos digitais (aplicativos) como possibilidades pedagógicas para
professores no ensino de estudantes surdos, evidenciando a necessidade de
investimento das políticas públicas na formação dos professores e em equipamentos
e recursos para as escolas, de modo a assegurar novas alternativas de ensino aos
estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Externo à Instituição - FRANCISCO ADELTON ALVES RIBEIRO - IFMA