Banca de DEFESA: WILLIAN COSTA ROSA
2021-12-26 16:56:26.726
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN COSTA ROSA
DATA: 24/01/2022
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO SOBRE AS DANÇAS POPULARES MARANHENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o
Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Danças Populares Maranhenses. Educação Física. Ensino Médio.
PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda o ensino sobre as Danças Populares Maranhenses nas
aulas de Educação Física no Ensino Médio. O objetivo geral deste estudo é o
de demonstrar que as Danças Populares Maranhenses possuem conhecimento
e conteúdo próprios que podem ser abordados nas aulas de Educação Física
do ensino Médio por meio de um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas.
Como problema de pesquisa buscou-se saber de que forma as Danças
Populares Maranhenses, são abordadas nas aulas de Educação Física,
enquanto conhecimento produzido culturalmente. O lócus da pesquisa empírica
foi o Centro Educa Mais Padre Bráulio Sousa Ayres, escola de ensino médio
integral, localizado no bairro Cidade Olímpica, da cidade São Luís. Este texto
apresenta três seções de fundamentação teórica, onde na primeira seção,
intitulada As Danças Populares Maranhenses no Currículo da Educação
Física, destaca as Danças Populares Maranhenses enquanto conteúdo da
Educação Física nos textos oficiais que norteiam a Educação no Brasil e no
Maranhão. Na segunda seção, intitulada O Ensino das Danças Populares nas
aulas de Educação Física, mostra como ocorre o Ensino das Danças nas
aulas de Educação Física, por meio do que foi encontrado nas produções
acadêmicas publicadas sobre a temática, suas dificuldades e suas
possibilidades. E na terceira seção se apresenta as Danças Populares
Maranhenses do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá,
demonstrando os contextos, textos e subtextos contidos nelas. Apoiamos
nosso referencial teórico-conceitual em Marques (1997), Nóbrega (2000),
Brasileiro (2010), Viana (2003, 2006), IPHAN (2011, 2018), Barros (2018),
Ramassote et al (2006), Manhães (2012), Pires (2016), Delgado (2005), Cutrim
(2017a, 2017b), UFMA [2018]; Maranhão (2018). Utilizamos de elementos da
pesquisa-ação em Thiollent (2009) para fundamentar a nossa Metodologia.
Utilizamos questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados
da pesquisa empírica, e utilizamos o grupo focal como estratégia de construção
coletiva de uma Sequência Didática. Com base nos dados da pesquisa
empírica e no aporte teórico-conceitual, construímos a partir da Sequência
Didática um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas sobre o ensino das
Danças Populares Maranhenses, intitulado de Danças e Ritmos do Maranhão:
entre bois, tambores e requebrados., contendo subsídios para aulas teóricas e
práticas, assim como propostas de avaliações durante o processo e no final
deste. Em função do novo Coronavírus da SARS-COV-2, que provoca a Covid19, o produto educacional não pôde ser aplicado. A sua não aplicabilidade é
respaldada na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna
facultativa a aplicabilidade do produto. O estudo aponta para um ensino sobre
as Danças Populares Maranhenses é respaldado nos documentos que
orientam a Educação, em nível nacional e estadual, e que o ensino sobre
essas danças ainda ocorre dentro sistematização e contextualização no lócus
da pesquisa, mas, utilização do Guia proposto seria de grande importância
para a prática docente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo à Instituição - Rosie Marie Nascimento de Medeiros - UFRN