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Banca de DEFESA: SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES

2022-02-22 17:59:11.366

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
DATA: 28/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O GÊNERO CHARGE NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UEB PROFESSOR LUIZ RÊGO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Ensino. Semiótica. Leitura. Charges
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda questões referentes ao gênero textual charge, no ensino de Língua Portuguesa, especificamente em leitura e interpretação textual, no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Luiz Rêgo no Município de São Luís. O objetivo principal deste trabalho foi investigar se esse gênero favorece o ensino de leitura e interpretação textual nas aulas de Língua Portuguesa com vistas à construção de um produto educacional que dê suporte às docentes nessas aulas. Para o alcance desta proposta, utilizou-se como principais teóricos: no campo da Leitura, Kleiman (1989, 2002, 2013), Silva (1987) e Rojo (2013); da Linguística, Saussure (1970), Carvalho (2013) e Fiorin (2019); da Semiótica, Peirce (2003, 2017), Santaella (1992, 2012); dos Gêneros Textuais, Bakhtin (2002,2003) e Marcuschi (2003,2008); para o estudo das Charges, Romualdo (2000) e Petrin (2015) e sobre Metodologia da pesquisa, Andrade (2003), Gerhardt e Silveira (2009), Zamberlan (2014), Prodanov e Freitas (2013), Yin (2001) e Gil (1999, 2002). Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e o método de procedimento utilizado foi o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram docentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, realizada de forma remota, via plataforma Google Meet, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise das respostas das participantes, baseada no referencial teórico de Gil (1999), que tem como objetivo procurar o sentido mais amplo das respostas, inter-relacionando-os com conhecimentos prévios. Os resultados apontam que a utilização do gênero textual charge estimula a participação dos estudantes nas aulas, despertando uma reflexão crítica por meio da análise e interpretação desse gênero. Considerou-se também ter contribuído para uma reflexão por parte das docentes de Língua Portuguesa sobre a importância do uso do gênero charge nas aulas de leitura e interpretação textual. A pesquisa foi materializada por meio da elaboração de um Caderno de Orientações para o uso de Charges em aulas de Leitura e Interpretação Textual de Língua Portuguesa com a pretensão de auxiliar as docentes, ampliando seus conhecimentos teóricos-metodológicos sobre o gênero textual charge.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 406763 - MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

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