Banca de DEFESA: ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO
2022-03-07 21:14:32.641
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO
DATA: 07/04/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE EDUCAÇÃO FISICA NO CENTRO DE ENSINO QUILOMBOLA BENEDITO FONTES: um estudo à luz da Lei nº10.639/2003
PALAVRAS-CHAVES: Lei nº 10.639/2003. Educação Física. Relações Étnico-Raciais
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo aborda a implementação da Lei nº 10.639/2003 e as Relações
Étnico Raciais nas aulas de Educação Física no Centro de Ensino Quilombola
Benedito Fontes, no município de Mirinzal, na mesorregião do Litoral Norte
Maranhense, no povoado quilombola Gurutil. Objetivamos desenvolver estratégias
teórico-metodológicas para o ensino das relações Étnico-Raciais no contexto da
Educação Física a partir das práticas afro-brasileiras à luz da Lei nº10.639.2003. A
pesquisa tem um caráter qualitativo, descritivo. Este texto apresenta 2 seções de
fundamentação teórica, na qual a primeira seção, intitulada: Educação Física e as
Relações Étnico-Raciais, a qual relata a importância de trabalhar a Relações ÉtnicoRaciais na disciplina Educação Física e a segunda sessão: Práticas Corporais da
Cultura Africana e Afro-Brasileiras :as possibilidades de trabalhar as práticas como
conteúdo Educação Física, baseado nos documentos legais. Quanto à base
epistemológica ancoramos nossos estudos nos seguintes interlocutores: Gomes
(2005- 2011 - 2012); Grando (2006); Nóbrega (2020); Bento (2011); Arroyo (2016);
Neira (2011-2016); Grando; Pinho; Rodrigues (2018) documentos oficiais tais como
BNCC, LDB, Caderno de Educação Física do Maranhão (2018). A carência existente
na formação em Licenciatura em Educação Física, quanto às práticas corporais afrobrasileira e as Relações Étnico-Raciais, foi gerador de tal investigação. Outro fator
que inquietou-nos foi a experiência profissional, em uma escola pública de MirinzalMA, localizada próxima de comunidades Quilombolas. Esta pesquisa está
caracterizada como estudo de caso. Utilizamos de Fonseca (2002) para fundamentar
a nossa Metodologia. Aplicamos o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP),
Cerqueira (2004) e observação exploratória como instrumentos de coleta de dados
da pesquisa empírica, e aporte teórico-conceitual, para a construção do Caderno de
Orientações Didático-Pedagógicas sobre a implementação da Lei nº10.639/2003 e a
Educação Física, intitulado de Práticas afro-brasileiras: valores civilizatórios em
expressão, que consta subsídios para aulas teóricas e práticas, assim como
propostas de avaliações durante e no final do processo. Em decorrência da
pandemia do novo Coronavírus/SARS-COV-2 (COVID 19), o produto educacional
não pôde ser aplicado. A sua não aplicabilidade é respaldada na Instrução
Normativa nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna facultativa a aplicabilidade do
produto. O estudo direciona para a implementação da Lei nº 10.639/2003 e as
práticas corporais afro-brasileiras, nas aulas de Educação Física, o que ainda não
ocorre no lócus da pesquisa, porém a sistematização, contextualização e utilização
do caderno proposto pode auxiliar na prática docente. Ele é respaldado nos
documentos que orientam a Educação, em nível nacional e estadual.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - MAYRHON JOSÉ ABRANTES FARIAS - UnB
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA