Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO BRANDÃO ERICEIRA
2023-02-14 13:11:29.51
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO BRANDÃO ERICEIRA
DATA: 09/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: DILEMAS E PERSPECTIVAS A LUZ DA BNCC SOBRE O CONHECIMENTO DE
PROFESSORES PEDAGOGOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL
DO MARANHÃO SÃO LUÍS
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial e continuada, BNCC, Ensino de Matemática, Ensino
Fundamental Anos Iniciais.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a formação inicial e continuada dos professores pedagogos que ensinam
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro ciclo de aprendizagem, 1°
ao 3° anos. Elenca-se como objetivo geral investigar se, de fato, escola e salas de aulas são
ambientes favoráveis à construção de conhecimento de professores e alunos no processo de
ensino e aprendizagem de Matemática, e se as práticas desenvolvidas pelos professores estão
de acordo com as indicações da BNCC. A problemática será delineada a partir do seguinte
questionamento: Qual a importância da formação inicial e continuada para o desenvolvimento
profissional dos professores pedagogos que ensinam Matemática? O que vem sendo
recomendado pela BNCC para o ensino de Matemática por parte dos professores e sua atitude
vigilante e indagativa sobre o que os leva a tomar decisões sobre o que e o como fazer nas
suas situações de ensino? Para qualificação do trabalho, a pesquisa já apresenta três seções
teóricas, ainda em construção, e seções que tratam sobre a metodologia a ser adotada, assim
como cronograma de execução e o plano da dissertação. Na parte teórica, da primeira seção,
destacam-se a justificativa da escolha do objeto de pesquisa, a problemática e seus objetivos.
Na segunda seção, aborda-se sobre o perfil, competências do professor que aprende e ensina
Matemática, discutindo a sua importância no fazer de sala de aula. Na terceira questão, trata-se
das orientações da BNCC sobre o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental e suas aplicações. A metodologia a ser utilizada será uma pesquisa-ação, de
abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Os instrumentos de coleta de dados, serão
questionários, entrevistas e documentos oficiais (livro didático, matriz curricular, observações
não participantes, plano de aula, plano anual, Projeto Político Pedagógico e atividades nos
cadernos dos alunos), para análise e interpretação dos dados, serão utilizados gráficos, tabelas
e quadros a partir da técnica da análise de conteúdo, para as questões e respostas quantitativas
e qualitativas, assim como a corrente sociointerecionista do teórico Lev Semionovitch
Vygotsky no que diz respeito ao adquirir conhecimento e consolidação da aprendizagem
colaborativa. O produto da pesquisa será um Manual Pedagógico, tendo como referência as
unidades temáticas propostas pela matriz curricular da BNCC. Elencam-se como foco: as
expectativas de aprendizagem, com o objetivo de interagir com as práticas pedagógicas dos
professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES