Banca de DEFESA: ELISÂNGELA MORAES GONÇALVES
2023-03-01 17:45:33.767
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISÂNGELA MORAES GONÇALVES
DATA: 30/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: contribuições pedagógicas aos docentes de Matemática do ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Docentes de matemática. Educação financeira. Tecnologias digitais.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo contempla o uso das tecnologias digitais, articulado ao desenvolvimento da
Educação Financeira, visando novas perspectivas didático-metodológicas aos
docentes de Matemática do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi investigar as
possibilidades pedagógicas do uso das TDIC no ensino de Matemática pelos
docentes de uma escola pública do município de São José de Ribamar MA. A
metodologia foi de natureza aplicada, de caráter exploratório, abordagem qualitativa,
e teve como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O produto
educacional foi um Guia didático-pedagógico sobre Educação Financeira com o uso
de tecnologias digitais para professores de Matemática do Ensino Médio. Os
resultados da pesquisa demonstraram que a formação inicial dos docentes de
Matemática influenciou na utilização das TDIC em suas aulas, sendo que a maioria
as utiliza como metodologia de ensino, ainda que de maneira delimitada pelo uso do
notebook, projetor de mídia, celular, para pesquisas na internet, e softwares comuns
ao universo da Matemática, como é o GeoGebra; a escola dispõe de tecnologias
digitais para o uso dos docentes; estes percebem o uso de TDIC como algo fácil,
embora tenha sido relatado receio de errar na sua utilização por conta do que os
alunos do Ensino Médio já sabem sobre as tecnologias digitais; trabalham Educação
Financeira em suas aulas, mas não propriamente com o uso de TDIC; concebem
esse tema transversal como propício à aplicação do conhecimento matemático,
valorizando o cotidiano dos alunos para a sua construção; e destacam ser
necessária a contextualização desse conhecimento para que o alunos do Ensino
Médio tenham uma visão integrada da Matemática. Logo, conclui-se que o trabalho
com temas transversais, como é a Educação Financeira, formação inicial como
suporte para o docente de Matemática utilizar tecnologias digitais em suas aulas e
valorização da realidade do aluno, são aspectos que legitimam as possibilidades
pedagógicas do uso de TDIC no ensino de Matemática, contribuindo para melhor
compreensão do conhecimento matemático pelos jovens do Ensino Médio.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Externo à Instituição - Norma Suely Gomes Allevato - UNICRUZ