Banca de QUALIFICAÇÃO: LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
2023-03-08 17:06:13.531
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
DATA: 29/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Língua Portuguesa. Memes.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os memes carregam um potencial discursivo e cultural indiscutíveis. Nesse sentido,
exigem dos seus leitores um repertório prévio para a compreensão dos seus
significados. Atualmente, os memes têm despertado interesse de estudiosos da área
da linguística em investigá-los. Assim, este projeto trata do gênero meme de internet
como uma ferramenta para aulas de Língua Portuguesa sob a perspectiva da
Pedagogia dos Multiletramentos. Partindo da quesito problematizador: como o
gênero meme de internet pode contribuir de forma significativa para o processo de
ensino e aprendizagem dos alunos? O objetivo é investigar como os memes podem
contribuir para a produção de textos e a formação de leitores críticos de alunos do
Ensino Médio, visando a elaboração de um E-book com orientações didáticas que
direcione o trabalho do professor com gêneros digitais. A pesquisa ancora-se no
Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2000; 2015), Rojo (2013; 2009);
Rojo e Barbosa (2015); para as concepções de multiletramentos; em Bakhtin (2016,
2014, 2003) para concepções de gênero; e em Marcuschi (2005) para concepções
de gêneros digitais emergentes; em documentos oficiais de educação, como a
BNCC (2018) que destaca a relevância do ensino/aprendizagem ser desenvolvido
através dos gêneros, citando, inclusive, os gêneros digitais e, entre eles, os memes;
e, em Arce (2019), Testa (2020) e Silva (2020) que desenvolvem pesquisas sobre o
gênero meme de internet. O estudo está organizado em sete tópicos: introdução, na
qual apresentamos o tema, os objetivos e o interesse pelo objeto de estudo; No
segundo, trazemos os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa, como
conceitos, terminologia, o quê e o como da Pedagogia dos Multiletramentos; O
terceiro, abordamos a trilha do meme, desde a origem do termo até o espaço da sala
de aula; No quarto tópico, delimitamos o percurso teórico-metodológico da pesquisa,
inscrevendo-a como sendo de natureza aplicada, do tipo intervenção pedagógica,
abordagem quanti-qualitativa, base interpretativa e descritiva. Os sujeitos da
pesquisa serão os alunos do 1° ano do Ensino Médio Integrado, curso Comunicação
Visual, e a professora da disciplina Língua Portuguesa. Os instrumentos de geração
de dados serão: observação; entrevista semiestruturada e questionários em forma
de questões mistas. O local da pesquisa será o Instituto Federal do Maranhão,
Campus São Luís-Monte Castelo; No quinto tópico, apresentamos a análise dos
primeiros resultados encontrados e a constatação de que o meme se diferencia dos
demais gêneros, não somente pela rápida disseminação, mas, principalmente, por
ser criado e recriado por qualquer indivíduo, com temáticas variadas, que retratam,
em grande parte, o cotidiano. Neste mesmo tópico, ainda trazemos uma prévia
descrição do produto educacional. No sexto tópico, definimos o Plano de
Dissertação com possível inserção de outros tópicos que poderão ser contemplados
até o final da pesquisa. O sétimo tópico é composto pelo Cronograma da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA