Banca de QUALIFICAÇÃO: MELISSA LIMA DE SOUZA
2023-03-10 12:42:26.09
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELISSA LIMA DE SOUZA
DATA: 30/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) pública estadual em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação Bilingue. Formação de Professores.
Saberes
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Projeto de Dissertação trata sobre A FORMAÇÃO CONTINUADA E
OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO
FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO BILINGUE: um estudo
colaborativo em uma escola (bilingue) pública estadual em São Luís MA. O
estudo tem como objetivo geral o de compreender quais saberes constituem-se
como fundamentais para subsidiar o processo de formação continuada de
professores para atuar em escolas bilíngues em São Luís - MA, com vistas a
elaboração de um e-book com trilhas formativas para orientar o processo de
formação continuada de professores na escola investigada. As principais fontes
bibliográficas utilizadas no presente trabalho, foram: Marcelino (2009, 2017),
Leffa (1999), Moura (2010), Garcia (2009), Tardif (2012), Megale(2005,
2019,2020).O estudo está organizado nas seguintes seções, a seguir: na
primeira seção, trazemos a introdução, a qual descrevemos a configuração
teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção traçamos uma
perspectiva histórica do conceito de bilinguismo desde as concepções
monoglóssicas às heteroglóssicas, as quais nos vinculamos; na terceira seção
discorremos sobre o fenômeno da educação bilingue no Brasil e apresentando
os diversos modelos existentes em nosso país.; na quarta seção, tratamos da
formação do professor, com duas subseções: a primeira traz um pouco da
história da profissionalização da profissão, bem como aspectos da formação de
professores com foco nas formações inicial e continuada. A segunda retrata
mais especificamente elementos constituintes do professor que atua em
contexto bilingue e seus desdobramentos nesse novo campo; na quinta seção
tratamos da metodologia com cinco subseções que descrevem todos os passos
metodológicos que pretendemos desenvolver na pesquisa; na sexta seção
definimos o Plano da Dissertação, que descreve e explica todas as seções a
partir do que pretendemos produzir para a dissertação do mestrado.
Totalizamos sete seções com o cronograma da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES