Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAMOEMA DE SANTANA
2023-03-13 16:49:56.722
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZAMOEMA DE SANTANA
DATA: 06/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO MEET
TÍTULO: A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: a atuação docente em Projeto de
Vida nos Centros Educa Mais em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Ensino Médio. Projeto de Vida. Reforma curricular
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esse estudo consiste numa pesquisa sobre a atuação docente perante o novo
componente curricular Projeto de Vida presente no novo currículo do Ensino Médio
no Maranhão, em fase de implementação em função da reforma curricular promulgada
pela Lei 13.415/2017. E tem como objetivo investigar a atuação docente em Projeto
de Vida do novo currículo do Ensino Médio numa escola de tempo integral do
Maranhão, com vistas a construção conjunta de um caderno de orientações
pedagógicas para a escolha de itinerários formativos pelos estudantes. O texto
acadêmico está organizado em sete seções, nas quais buscamos delinear o problema
de pesquisa e descrever os caminhos teóricos e metodológicos para compreensão do
fenômeno. A primeira seção introdutória apresenta o problema de pesquisa, a
justificativa da escolha do objeto e objetivos da pesquisa. Na seção 2, procuramos
fazer um apanhado histórico sobre o Ensino Médio no Brasil e no Maranhão, através
das legislações e documentos que orientam a prática, assim como descremos a atual
reforma curricular. A seção 3 dispõe sobre a formação docente e os desafios atuais,
com um retrato do atual cenário da formação dos docentes que atuam em Projeto de
Vida nas escolas de tempo integral em São Luís MA. Já a seção 4 traz a
conceituação de currículo e um resumo das teorias que constituem esse campo de
estudo, assim como trazemos algumas tendências atuais em currículo e o referencial
teórico que iremos utilizar para análise de dados. E a seção 5, trata do caminho
metodológico que iremos seguir, com a caracterização da pesquisa, que é de cunho
qualitativo e interventivo, e a descrição do campo e dos sujeitos investigados, assim
como dos procedimentos metodológicos adotados, da análise e interpretação de
dados, e o produto educacional que será elaborado. Para responder ao problema de
pesquisa, optamos pela observação participante no Centro Educa Mais Maria Mônica
Vale, localizado no bairro Vinhais em São Luís MA, questionários e entrevistas com
o(a)s professor(a)es que aí atuam, e a análise será através do Ciclo de Políticas e na
Teoria da Atuação de Ball e seus colaboradores. Prosseguindo, na seção 6,
apresentamos nosso plano de dissertação, e finalizamos na seção 7 com nosso
cronograma da dissertação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS