Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEANE MORAES DE SOUSA
2023-04-03 11:55:15.269
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEANE MORAES DE SOUSA
DATA: 19/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS: contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Geografia. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada
em Projetos. Aprendizagem significativa
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O projeto de dissertação aborda questões relativas à organização do trabalho
pedagógico para o ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas
apresentando a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia
mobilizadora da aprendizagem significativa. Dessa forma partimos da seguinte
questão problematizadora: como organizar o trabalho pedagógico de Geografia a
partir das Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Projetos para
promoção de uma aprendizagem significativa no contexto de instituições de Ensino
Médio de Paço do Lumiar - MA? Nesse sentido, estabelecemos como objetivo geral:
compreender quais pressupostos teóricos metodológicos pode subsidiar a
organização do trabalho pedagógico para o ensino da Geografia, a partir das
Metodologias Ativas - Aprendizagem Baseada em Projetos, com vistas à elaboração
de um guia de orientações didático - metodológicas para o planejamento dos
professores do Ensino Médio. A fim de atingir os objetivos a que nos propomos,
elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa e terá como metodologia a
pesquisa-ação do tipo colaborativa. Os instrumentos para geração de dados serão: a
entrevista semiestruturada, a análise documental e sessões reflexivas. Teremos
como colaboradoras da pesquisa, (02) dois professores(as) de Geografia do Centro
Educar Mais Domingos Vieira Filho, escola de tempo integral da rede estadual
localizada no município de Paço do Lumiar MA. Perante o desenvolvimento da
pesquisa, verificamos a importância do papel ativo do estudante no processo de
ensino e aprendizagem, além disso, consideramos que a Aprendizagem Baseada
em Projetos (ABP) contribui significativamente para o desenvolvimento de um saber
contextualizado e autêntico, à medida que se estabelece a partir de uma situação
problema vivenciada pelo estudante, permitindo-o investigar e propor uma solução
ou um produto. Nesse sentindo, entendemos que a ABP é uma metodologia
significativa para o ensino da Geografia, maximizando seus aspectos contextuais e
favorecendo o desenvolvimento do componente curricular em uma perspectiva
crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO