Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO GIOVANNI CARVALHO SANTOS
2023-04-03 15:12:43.615
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO GIOVANNI CARVALHO SANTOS
DATA: 26/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CULTURA MAKER E ENSINO DE FÍSICA: potencializando a aprendizagem da
Física em uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino em São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Maker. Ensino de Física. Aprendizagem.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação aborda os conceitos e princípios da Cultura Maker
como forma de potencializar a aprendizagem da Física no Ensino Médio. O objetivo
da pesquisa é, após a compreensão dessa relação, construir um e-book educacional
que auxilie e incentive o trabalho do docente de Física para metodologias inovadoras,
como se configura no atual cenário da cultura maker aplicada a educação,
assegurando uma aprendizagem significativa. Como local de pesquisa, foi escolhido
o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, escola da rede pública de ensino em
São Luís, que oferece o ensino médio em tempo integral. A escolha por uma escola
de tempo integral se justifica pelo fato de que este modelo de ensino apresenta uma
maior flexibilidade e diversidade de atividades, o que pode facilitar a aplicação da
cultura maker. A pesquisa por ora apresentada possui dois capítulos que tratam sobre
o referencial teórico sobre a cultura maker, a aprendizagem e o ensino de Física e
outro faz uma revisão da literatura atual sobre a temática maker. Busca-se
compreensão dos seus princípios básicos sob à luz das teorias construtivistas de
Piaget, das ideias de Paulo Freire e das observações de Seymour Papert, precursor
do Construcionismo. Para nortear os objetivos do ensino de Física nas escolas,
analisamos a BNCC. Interessa saber sobre a aprendizagem significativa. Utilizou-se
a BDTD e o Google Acadêmico como base de dados para diversos estudos sobre
cultura maker. A seção seguinte traz o percurso metodológico, destacando os
procedimentos gerais da pesquisa, que adotará procedimentos de pesquisa-ação,
tendo em vista a relação existente entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa, de
acordo com Thiollent (2012). Os sujeitos da pesquisa serão alunos da 1ª série e o
respectivo professor do componente curricular Física. Os instrumentos de coleta de
dados serão: questionário, entrevista, observação participante. As análises e
interpretação dos dados serão feitas através de quadros, tabelas e fotografias,
conforme Bardin (2016). A penúltima seção descrevemos o Plano da Dissertação e
por fim, a última seção mostramos o cronograma das ações da pesquisa que
pretendemos desenvolver até meados de 2023.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES