Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
2023-04-03 15:48:40.543
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
DATA: 26/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA CONSTRUÇÂO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: uma proposta lúdica na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Literatura Afro-Brasileira e Africana. Identidade.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a construção da identidade das crianças negras utilizando a
literatura afro-brasileira e africana como proposta lúdica na educação infantil na
Unidade de Educação Básica Tiradentes. O objetivo da pesquisa é investigar a
construção da identidade étnico-racial de crianças negras por meio da utilização da
literatura afro-brasileira e africana com aplicação de metodologias lúdicas, a exemplo
do trabalho com Livro de Pano, na Unidade de Educação Básica Tiradentes. A
pesquisa apresenta um questionamento central que servirá de desdobramento para
toda sua continuidade, a saber: Como trabalhar a literatura afro-brasileira e africana
de forma lúdica utilizando um Livro de Pano com vistas a construir a identidade das
criançs negras na Unidade de Educação Básica Tiradentes. As principais fontes
bibliográficas utilizadas foram Munanga (2006), Lobo (2007), Duarte (2013), Hall
(1997), Brito (2011), Abramowciz (2015), Gomes (2017), Cavalleiro (2007), dentre
outras. O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será dá Intervenção
em Educação. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras das turmas da préescola, gestora e a coordenadora pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados
serão a observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A presente dissertação
está organizada em seções, a saber: a Introdução, na qual se apresenta a
configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda
seção trata do Currículo, a Permanência do Eurocentrismo na Educação Infantil
Brasileira e a Lei n°10.639/2003, em que foram abordadas questões referentes ao
currículo e sua contribuição para a permanência do eurocentrismo no currículo
infantil e na educação básica. A terceira seção discorre sobre a literatura afrobrasileira e africana como um recurso lúdico para a construção da identidade negra
na educação infantil, e essa seção permite entender a inserção da literatura afrobrasileira no processo de construção da identidade negra. Na quarta seção
abordaremos a pesquisa empírica, na qual apresentamos a caracterização da
escola pesquisada, a Unidade de Educação Básica Tiradentes, discorrerendo-se
ainda sobre o percurso metodológico da pesquisa, a análise e interpretação dos
dados da pesquisa, o produto educacional do Livro de Pano, o plano da dissertação
contendo todas as fases, ações realizadas e as ações que pretenderemos realizar
até a defesa final dos resultados de nossa pesquisa. E a quinta seção apresentará
as considerações finais. Esperamos que nosso estudo possa trazer contribuições
positivas para a educação das relações étnico-raciais e para construção da
identidade das crianças negras.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA