Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANNE PINTO DURANS
2023-04-05 15:15:25.865
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANNE PINTO DURANS
DATA: 02/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A JUVENILIZAÇÃO DA EJA E A (RE)SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR: alcances e limites da prática educativa sob o multiculturalismo no CE Vicente Maia em São Luís do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Multiculturalismo. Formação de professores.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho objetiva suscitar as contribuições do Multiculturalismo, na
perspectiva intercultural, no desenvolvimento de um currículo mais próximo da
realidade dos alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos em meio à
pluralidade cultural e a juvenilização do seu alunado, que são as atuais marcas
dessa modalidade. Busca pontuar, também, estratégias para a práxis do professor
em seu cotidiano pedagógico, de modo a superar o padrão europeizado de cultura,
que historicamente tem servido como base para o currículo escolar brasileiro. O
texto será estruturado em cinco sessões, assim compostas: a primeira é a
introdução, no qual é feita a apresentação da temática, sua relevância e objetivos. A
segunda trata da historicidade da EJA, do seu surgimento até os dias atuais do
período pós-pandêmico, com destaque para a sua nova composição e as
consequentes mudanças estruturais. A terceira aborda as concepções de Currículo
e suas teorias, evidenciando a teoria pós-crítica que versa sobre a inserção no
campo da educação, da relação escola e cultura. Na quarta sessão, disserto sobre a
formação inicial e continuada do professor da EJA, na perspectiva de um currículo
multicultural. A quinta sessão traz a caracterização do lócus da pesquisa, a
metodologia a ser seguida e a descrição do produto um Caderno de Orientações
Didáticas. O desenvolvimento dessa pesquisa parte do seguinte questionamento:
como a elaboração de um Caderno de Orientações Didáticas, junto aos professores
da EJA do CE Vicente Maia, que vivenciam o fenômeno da juvenilização, poderão
subsidiar a sua práxis e sua relação com o alunado, inserindo a sua bagagem
cultural no currículo, enquanto uma política de inclusão social e efetivação da
pedagogia da equidade? Aplicaremos a intervenção pedagógica, tendo os docentes
e discentes da EJA, da referida escola, como sujeitos. Os instrumentos de coleta de
dados serão: observação não-participante; questionário e entrevista. A interpretação
dos dados será baseada no método da análise de conteúdo, de Bardin. Na sexta
sessão, temos o Plano de Dissertação com seu Cronograma das ações a serem
desenvolvidas até julho de 2023.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS