Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ
2023-04-11 09:50:43.272
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ
DATA: 24/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DIGITAIS COMO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA FORMA DE ENSINAR: uma experiência com professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamenta
PALAVRAS-CHAVES: : Formação Continuada; Educação; Recursos Digitais; Alfabetização.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação trata da formação continuada para o uso de recursos
digitais como processo de inovação na forma de ensinar a partir da questão principal
do estudo Como planejar e realizar uma formação continuada para o uso de recursos
digitais, intencionando a promoção da inovação na prática de ensino dos professores
alfabetizadores? O desenvolvimento da pesquisa segue com a discussão dos
fundamentos conceituais na intenção de perceber quais impactos para a promoção
do ensino, as ações formativas voltadas para os recursos digitais utilizados, terão
sobre a prática pedagógica dos professores alfabetizadores envolvidos nesse
processo. Tem como objetivo geral investigar as contribuições do uso de recursos
digitais como processo de inovação da forma de ensinar, na formação de professores
alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada
Governador José Murad, com vistas à elaboração de um caderno de proposições
pedagógicas que promova a inovação no ensino. Dentre os objetivos específicos,
destaca-se a elaboração de um caderno de proposições pedagógicas com conteúdo
interativo, a partir das necessidades apontadas pelos professores alfabetizadores, que
possibilitem a inovação em suas práticas, a ser disponibilizado em mídia digital como
produto final da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram:
Perrenoud (1997; 2000), Nóvoa (1995), Candau (1996; 1999), Facci (2004), Gauthier
(1998), Imbernón (2010; 2011), Moran (2007) e Bacich e Moran (2018). Trata-se de
uma pesquisa aplicada de caráter exploratória e descritiva, pautada nos
procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo e tem como forma de
abordagem a pesquisa qualitativa. Traz-se como resultados parciais a tabulação e
análise dos dados recolhidos no diagnóstico inicial, bem como a sua interpretação à
luz do referencial teórico da dissertação, com vistas a responder às questões de
partida. Almeja-se com esta pesquisa, perceber os impactos das formações
continuadas nas práticas pedagógicas do grupo de professores alfabetizadores da
escola já mencionada, bem como que o produto da pesquisa possa contribuir com o
trabalho dos professores no aprimoramento de suas práticas e consequentemente
implicar em melhores resultados educacionais
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR