Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIANE LINDOSO MORAES
2023-04-28 18:44:54.622
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIANE LINDOSO MORAES
DATA: 23/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervenção na Sala de Recursos
Multifuncionais de uma creche-escola no município de São José de Ribamar-MA
PALAVRAS-CHAVES: Intervenção Precoce. Transtorno do Espectro Autista. Sala de
Recursos Multifuncionais.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre Intervenção Precoce com criança com Transtorno
do Espectro Autista. O objetivo da pesquisa é investigar as práticas de intervenção
precoce adotadas pelos docentes de Sala de Recursos Multifuncionais e suas
implicações na área educacional das crianças com Transtorno do Espectro Autista
matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Nova Terra para a
elaboração de um Caderno de Orientações Metodológicas. Para alcançar a
finalidade que se propõe, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa,
ancorada na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso, realizado na Escola
Municipal de Educação Infantil Nova Terra, localizada no município de São José de
Ribamar-MA. No que se refere a pesquisa bibliográfica, realizou-se um Estado da
Questão, por meio de material coletado no Catálogo de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES - e, como
critérios de busca, utilizou-se a delimitação da área de conhecimento (Educação e
Educação Especial), o período de publicação (2018-2022), e o uso dos descritores
"Autismo", "Transtorno do Espectro Autista" e "Intervenção Precoce". Para o Estudo
de Caso, os participantes da pesquisa serão duas professoras da Sala de Recursos
Multifuncionais, duas professoras titulares, duas professoras secundárias e duas
mães de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Os
instrumentos de coleta de dados utilizados serão: pesquisa documental, observação
participante, entrevista semiestruturada e questionário semiestruturado. A análise
dos dados será através da Análise de Conteúdo e a interpretação se dará por meio
de tabelas, quadros e fotografias. Apresenta-se, ao final, uma proposta de
elaboração de um produto educacional que deverá ser construído em parceria com o
corpo docente, intitulado, inicialmente, de Caderno de Orientações Metodológicas
com base nas práticas pedagógicas em intervenção precoce. Espera-se que este
material venha a colaborar com o desenvolvimento das crianças com TEA e que a
pesquisa fomente a realização de mais estudados sobre a intervenção precoce com
crianças com TEA.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU