Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE CABRAL MARINHO
2023-05-03 17:16:41.722
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE CABRAL MARINHO
DATA: 31/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E TECNOLOGIA
EDUCACIONAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo com
professores do 3º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação
Básica Mariana Pavão, na cidade de São Luís-MA.
São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Escolar. Tecnologia Educacional. Prática Pedagógica.
Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação apresenta um estudo sobre a integração da biblioteca
escolar e tecnologia educacional na prática pedagógica dos professores do 3º ano
do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, na cidade
de São Luís-MA. A problemática da pesquisa foi delineada a partir dos seguintes
questionamentos: Quais conhecimentos sobre tecnologias educacionais são
demonstrados pelos professores do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Mariana
Pavão? Como as tecnologias estão sendo integradas à biblioteca escolar na prática
pedagógica dos professores? E de que modo a elaboração de um caderno de
atividades contendo sequências didáticas irá contribuir com o fazer pedagógico dos
professores do 3º ano do Ensino Fundamental? Traçou-se como objetivo geral,
investigar como a integração da biblioteca escolar e tecnologia educacional auxilia
na prática pedagógica dos professores, com vistas à elaboração de um caderno de
atividades que subsidiem os professores com orientações didático-pedagógicas.
Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva,
fundamentada nos pressupostos da pesquisa colaborativa, pautada nos
procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo, adotando-se como
abordagem a pesquisa qualitativa. O campo de pesquisa foi a Unidade de Educação
Básica Mariana Pavão, na cidade de São Luís-MA. O instrumento de coleta de dados
foi o questionário com questões abertas e fechadas, entrevista semiestruturada e
entrevista narrativa. Os sujeitos da pesquisa são: (01) gestora escolar, (01)
coordenadora pedagógica e (02) professoras do 3º ano do Ensino Fundamental.
Apresenta-se a análise e interpretação de dados parciais obtidos por meio da
aplicação de questionários na fase diagnóstica da pesquisa à luz do referencial
teórico. Almeja-se que a pesquisa possa trazer contribuições para o campo de
estudo da integração da biblioteca escolar e tecnologia educacional na prática
pedagógica dos professores da escola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR