Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO
2023-09-21 20:18:44.403
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO
DATA: 11/10/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: A construção do conhecimento
numérico através da adaptação da Tabela de Pitágoras com alunos do 1º e 2º ano
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Matemática; Aprendizagem com tabelas; Registro de
Representação Semiótica.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada Registro de Representação Semiótica: A construção do
conhecimento numérico através da adaptação da Tabela de Pitágoras com alunos
do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma pesquisa
desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral, investigar
as aprendizagens presentes no recurso para aprendizagem matemática usando
tabela à luz da Teoria das Representações Semióticas com destaque para o valor
posicional e conceito numérico de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental,
com vistas a elaborar, uma sequência didática a partir de uma intervenção
colaborativa, orientações didáticas que subsidiem os professores do 1º e 2º ano do
Ensino Fundamental. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto
metodologia a pesquisa de intervenção pedagógica na vertente colaborativa, com
base em Damiani (2012), pretendemos interagir com os professores colaboradores
de uma escola da rede municipal de Alcântara (MA) para em colaboração
produzirmos orientações. Para a geração de dados usaremos como instrumentos:
reuniões pedagógicas, a entrevista narrativa, uma intervenção colaborativa por meio
da aplicação da Tabela Zero Mais (TZM) através das vivências nas aulas de
matemática com registros dos alunos para posteriores análises e discussões que
serão executadas no decorrer do processo investigativo com os professores
colaboradores. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso elegemos
outros colaboradores como André (2012), DAmore (2015), Duval (2009), Pimenta
(1997), Imbernón (2011), Machado (2003), Moretti (2012), Neres (2013), Pontes e
Dionísio (2014), Schimitt e Silva (2017), e Tardif (2014), que nos possibilitam
compreender a importância da formação docente e os registro semióticos no
processo de alfabetização Matemática. Outros autores que no decorrer do processo
apresentam-se necessários para a compreensão da pesquisa. Nesse Projeto de
Dissertação apresentaremos apenas seis seções assim distribuídas: a primeira
seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentamos como se
deu o surgimento da Teoria das Representações Semióticas de Duval. Na terceira
sessão apresentamos a Base Nacional Comum Curricular é (BNCC), Documento
Curricular do Território Maranhense (DCTM) para o Ensino Fundamental. Na quarta
seção descrevemos a metodologia como percurso para a materialização deste
trabalho bem como o produto da pesquisa. Na quinta seção trazemos o Plano de
Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos
vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o cronograma da pesquisa. A
partir da seção teórica produzida, até a apresentação da Tabela da TZM como
recurso de aprendizagem numérica para alunos do 1º e 2º ano do Ensino
Fundamental na Alfabetização Matemática, onde os pontos positivos e negativos
que envolvem o uso do recurso serão apresentados no decorrer do processo
investigativo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Interno - 1063934 - MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES