Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTEANE GOMES DE SOUSA
2023-11-14 00:04:49.789
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTEANE GOMES DE SOUSA
DATA: 04/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Construindo uma intervenção pedagógica para orientar o ensino em uma creche pública
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista, Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil, Educação, Formação de Professor
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto tem por objetivo investigar as ações relacionadas à avaliação do
desenvolvimento de crianças de até 5 anos de idade com o Transtorno do Espectro
Autista (TEA), com o intuito de propor intervenções educacionais com professores
em apoio a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista,
fundamentada na Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento
Infantil (SGS II), com vistas à construção de um aplicativo (AVATEA), que possa
auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de educação infantil da
Rede Municipal de São Luís-MA. Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza
aplicada, de acordo com a abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa.
Quanto aos objetivos, é definida como exploratória e descritiva por se tratar de
investigações com base em objetivos. Quantos aos procedimentos, caracteriza-se
como participante, do tipo intervenção. O local de investigação será a escola de
educação infantil, Frederiquinho, uma escola municipal no bairro do São Francisco
em São Luís-MA. Terá como participantes na intervenção, os professores do ensino
regular e o professor da sala de recurso. Os instrumentos para coleta de dados
serão questionários e entrevistas semiestruturadas conforme a técnica de análise de
conteúdo. Este projeto está organizado em sete seções, sendo que na primeira, a
introdução expõe a temática pesquisada, discute-se a relevância e a justificativa do
objeto de estudo escolhido, situado nas questões problemas que direcionam aos
objetivos pretendidos; na segunda seção, apresenta-se um referencial teórico sobre
o Transtorno do Espectro Autista; na terceira aborda-se a avaliação, avaliação do
desenvolvimento no AVATEA, identificação e rastreio no Transtorno do Espectro
Autista (TEA), instrumentos de avaliação no desenvolvimento das pessoas com
Transtorno do Espectro Autista (TEA); na quarta, aborda-se a formação de
professores para o desenvolvimento do trabalho de crianças com Transtorno
Espectro Autista (TEA) e intervenção pedagógica na educação inclusiva de
estudantes com Transtorno do Espectro Autista na formação na perspectiva da
educação inclusiva; na quinta, apresenta-se a metodologia que delineará os passos
a serem seguidos durante a pesquisa; na sexta, apresenta-se o plano de
dissertação, descrevendo sobre como se dará o processo de intervenção para a
concretização do produto que será um aplicativo (AVATEA), os resultados, a
avaliação do processo e as discussões. Ao fim da intervenção, será construído um
aplicativo, como produto final da presente pesquisa, instrumento que sintetizará a
relevância do estudo, e conterá a contribuição teórica e prática com base nos
estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Espera-se que esta pesquisa e
seus resultados futuros possam contribuir com a área de estudos da Educação
Especial e Inclusiva, especificamente no que se refere ao processo de inclusão de
estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU