Banca de DEFESA: DELZA CRISTINA PINHEIRO
2023-11-23 14:41:51.796
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DELZA CRISTINA PINHEIRO
DATA: 18/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: BRINCADEIRAS/BRINQUEDOS DE CRIANÇAS TEM GÊNERO? Representações sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Brincar; Representações sociais; Educação Infantil
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-
Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do
Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora:
Como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas
escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da
creche Maria Elza Rodrigues da Silva? O estudo tem como objetivo geral investigar
como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas
escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da
Creche Maria Elza Rodrigues da Silva, visando a construção coletiva de um Caderno
do Brincar. Os objetivos específicos estão direcionados para perceber como se dá a
brincadeira livre no ambiente da escola sem distinções de gênero, permitindo os
atravessamentos das crianças nas fronteiras do brincar; descrever e analisar como
meninas e meninos participam das brincadeiras e que papeis desempenham usando
a imaginação e a ludicidade para compor sua identidade; analisar os conhecimentos
que as professoras demonstram sobre as questões de gênero na primeira infância;
construir um produto educacional (Caderno do Brincar) para a superação das
desigualdades quanto ao gênero entre as crianças da primeira infância nos espaços
coletivos das instituições educacionais, a fim de minimizar os impactos ocasionados
por manifestações de preconceitos, ideias sexistas e diferenciações de gênero. A
metodologia para o desenvolvimento da pesquisa é de natureza qualitativa,
enquadrada como um estudo de caso, adotou como técnicas de coleta de dados a
observação não participante e como instrumento de pesquisa entrevistas
semiestruturadas. A pesquisa apresenta como produto educacional o Caderno do
Brincar, o qual consiste em um guia de orientações didático-pedagógicas, que servirá
de instrumento para nortear as professoras em suas práticas, na perspectiva de
construir de uma Educação para a Igualdade de gênero. Com a produção de
conhecimentos resultado desta pesquisa, esperamos contribuir para que os espaços
de educação de crianças sejam locais onde meninas e meninos recebam não só
cuidados, mas tenham possibilidades de socialização, a partir de uma educação plural
para que sejam protagonistas no combate ao preconceito, a discriminação para
superação de desigualdades entre mulheres e homens.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE