Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELMA SANTOS VIANA
2023-12-02 12:59:30.102
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA SANTOS VIANA
DATA: 20/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O LÚDICO DO LIVRO-BRINQUEDO E AS VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: o estudo em espaços educativos de territórios quilombolas em municípios
maranhenses
PALAVRAS-CHAVES: Lúdico. Livro-Brinquedo. Educação Infantil. Práticas literárias
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa intitulada O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias
na Educação Infantil: o estudo em espaços educativos de territórios quilombolas em
municípios maranhenses, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão
de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA, tem em vista a reflexão acerca do
objeto de pesquisa o lúdico do livro-brinquedo. Para tanto, partimos da seguinte
questão norteadora: como um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias poderá
contribuir para uma abordagem relacionada à ludicidade do livro-brinquedo e à
valorização das relações étnico-raciais em espaços educativos de territórios
quilombolas? Para buscar responder esta problemática, temos como objetivo geral
investigar a construção das práticas literárias lúdicas e de valorização das relações
étnico-raciais das crianças a partir do livro-brinquedo em espaços educativos de
territórios quilombolas, a partir da elaboração de um Caderno de Orientações
Lúdicas e Literárias. Na metodologia, destacamos quanto à natureza que se trata de
uma Pesquisa Aplicada, com enfoque qualitativo e os procedimentos técnicos serão
baseados primeiramente, em uma pesquisa de Revisão de Literatura, na qual se
pretende trazer para o debate as contribuições da modalidade denominada de
Pesquisa do Tipo Estado da Arte. Nessa perspectiva, foi definido o Banco de
Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (Capes),
para a realização de pesquisas de teses e dissertações, nos últimos 5 anos (2017 a
2021), para as quais foram atribuídos os seguintes descritores: literatura infantil,
leitura literária, livro-brinquedo. Para o segundo momento da pesquisa, realizaremos
a aplicação de questionários via Google Forms com educadoras e educadores que
estão inseridos no Grupo do Pacto Infantil (etapas creche II, Pré I e II), nas escolas
campo utilizar-se-á como instrumento de geração de dados, a Observação, o Diário
de Campo, Entrevistas. E no terceiro momento, os dados observados serão
analisados em conjunto e tabulados em quadros sustentados nas leituras e reflexões
acerca da pesquisa. Por fim, será realizada uma intervenção pedagógica, com a
proposta de construção de uma Oficina das práticas literárias lúdicas com uma
abordagem de valorização das relações étnico-raciais das crianças nos espaços
educativos, de territórios quilombolas maranhenses. A pesquisa possui como
resultado desejado o Produto Educacional, um Caderno de Orientações Lúdicas e
Literárias, com o intuito de possibilitar esta mediação do livro, enquanto um
brinquedo e de valorização das questões étnico-raciais utilizando as mais diversas
linguagens, assegurando os direitos de aprendizagem e possibilitando o
desenvolvimento das crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2372084 - ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA
Interno - 2583558 - THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIREDO LOPES