Banca de QUALIFICAÇÃO: AGLAENNE REIS LIMA TEIXEIRA
2023-12-05 16:38:44.627
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGLAENNE REIS LIMA TEIXEIRA
DATA: 21/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: uma proposta didático-pedagógica no Centro Educa Mais Maria Mônica Valle Costa
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Ensino de Biologia; Ensino Médio
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi investigar a gamificação no ensino de Biologia, com a
perspectiva de construir um Caderno de Orientações Pedagógicas para a gamificação
no ensino de Biologia buscando contribuir com a prática pedagógica no contexto do
Ensino Médio. Como bases teóricas, utilizamos dos pressupostos de Kapp (2012),
Blair e Mesch (2014), Martins e Giraffa (2018) e Krasilchik (2019). A estratégia
metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa, classificada como aplicada em que
empregamos o tipo estudo de caso, tendo como local de pesquisa o Centro Educa
Mais Maria Mônica Valle, tendo como participantes os professores de Biologia que
lecionam nas três séries do Ensino Médio. Para a coleta de dados, realizamos
inicialmente a observação do local de pesquisa e aplicamos um questionário
diagnóstico. Posteriormente, realizaremos uma oficina de práticas gamificadas para o
ensino de Biologia e aplicação de entrevista semiestruturada. Para a análise dos
dados coletados foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin (2021). E, como
resultados preliminares, observamos que o local de pesquisa possui um total de 27
professores, estrutura contendo laboratórios, refeitório, quadra de esporte para
atender um público de 382 alunos. Em relação aos participantes, os três professores
de Biologia que a escola possui aceitaram participar da pesquisa. Com as respostas
do questionário diagnóstico foi possível observar a partir da experiência dos
professores, que eles utilizam como principal fonte de pesquisa a internet e os livros,
que já utilizaram algum tipo de jogo como recurso didático, que possuem a
concepções similares sobre gamificação relacionando diretamente à aplicação de
jogos como forma de entretenimento e motivação. Além disso, constatou-se que, de
acordo com os participantes, o tema Botânica possui demanda para utilização de
outras metodologias para melhor compreensão dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR