Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA OLIVEIRA EVERTON
2024-02-26 16:39:12.905
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA OLIVEIRA EVERTON
DATA: 15/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: OS DIÁLOGOS CURRICULARES ENTRE A CULTURA DIGITAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE SÃO LUÍS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas. Cultura digital. Currículo.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa intitulada Os diálogos curriculares entre a cultura digital e a
prática pedagógica em uma pré-escola do munícipio de São Luís/MA é uma
pesquisa vinculada ao mestrado profissional em Gestão do Ensino da Educação
Básica. Tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da
pré-escola e a cultura digital em uma escola da rede municipal de São Luís
MA, levando em conta os desafios e as possibilidades que emergem diante das
novas exigências educacionais, visando a construção coletiva de um caderno
pedagógico para a qualidade da ação docente. A organização do texto está
estruturada em cinco seções: a primeira seção encontra-se a introdução, na qual
apresentamos o tema, os objetivos e o interesse da pesquisadora. A segunda
seção trata sobre O currículo da Educação Infantil: o que considerar, em que é
delineado aportes conceituais e históricos do currículo, especialmente, no Brasil,
bem como o currículo da Educação Infantil, destacando aspectos que
influenciam na infância com base em Bronfenbrenner (1998). A terceira seção
aborda a Cultura digital: breves considerações e contextualizações,
destacando algumas concepções de cultura digital e suas características no
contexto atual. Na quarta seção, A prática pedagógica e suas vicissitudes,
ressaltando a importância, a história e as transformações da formação dos
educadores. A quinta e última seção é o caminho planejado e a percorrer a
respeito da metodologia da pesquisa, que consiste numa pesquisa qualitativa e
do tipo intervenção, e busca proporcionar mudanças em uma realidade. O ponto
de partida para o desenvolvimento desta pesquisa é a seguinte questão: quais
os desafios e possibilidades na formação dos(as) professores(as) da pré-escola
diante da cultura digital e suas relações e implicações curriculares? Para isso,
as principais fontes bibliográficas consultadas foram: Paraíso (2023); Sacristán
(2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani
(2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), entre outros. Os sujeitos da pesquisa serão
os educadores do segmento da Educação Infantil, especificamente, os da préescola, ou seja, Infantil I e II que corresponde as crianças de 4 a 5 anos. Os
instrumentos de coleta de dados serão: entrevista semiestruturada, observação
não participante e formulário (através do Google Forms). A análise dos dados
será de forma interpretativa, reflexiva e crítica, apresentada por meio de quadros
e tabelas (Barros, 1990; 2000)
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA