Banca de DEFESA: VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
2024-03-10 10:39:34.921
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
DATA: 18/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: um diálogo sobre a proposição de formação continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindaré - MA
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Formação de formadores.
PÁGINAS: 226
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelos
coordenadores de Núcleo da SEMED, de Alto Alegre do Pindaré, para a
realização de formação continuada para os coordenadores das escolas da rede
de ensino, com vista à elaboração de recomendações teórico-metodológicas que
contribuíssem para a proposição de processos formativos para os professores.
Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo colaborativa, embasados nos
elementos da pesquisa-ação formação. Assim sendo, selecionamos como
partícipes colaboradores da pesquisa quatorze coordenadores pedagógicos da
SEMED de Alto Alegre do Pindaré, que atuam nas diversas áreas de ensino e
segmentos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental regular
e Multisseriada e Educação de Jovens a Adultos. Os procedimentos utilizados
para a geração de dados foram: entrevista narrativa, reuniões pedagógicas e
sessões reflexivas. Para intepretação e sistematização dos dados foi utilizado a
técnica de escrita denominada narrativa reflexiva. Com apoio dos colaboradores
da pesquisa, foi possível constata que os coordenadores pedagógicos, enquanto
formador de formadores da rede pública de ensino do referido município,
necessitam por parte das instâncias públicas, de maior investimento no seu fazer
profissional, ou seja, de formação permanente que os subsidiem no seu
processo de formação e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.
Todavia, entende-se que se a ação principal do coordenador pedagógico é
propor formação continuada aos educadores e zelar pela qualidade do processo
de ensino e aprendizagem, é inegável a necessidade de investimento na
formação permanente dos mesmos, isto é, para os coordenadores pedagógicos
da SEMED e das escolas. Diante dos achados da investigação, foi proposto de
forma colaborativa a sistematização de um caderno/subsídio com algumas
recomendações teórico-metodológicas que contribuam para a proposição de
processos formativos para os coordenadores/formadores e professores da rede
municipal de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Externo ao Programa - 3420270 - EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES