Banca de DEFESA: THAYLLON MONTEIRO VELOSO
2024-03-18 10:22:32.192
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYLLON MONTEIRO VELOSO
DATA: 12/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A HISTÓRIA LOCAL EM USO: um procedimento didático-metodológico para o Ensino de História nos anos Finais do Fundamental no Centro Educacional Pedro Cunha Mendes, em Pedro do Rosário-MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Currículo; Didática.
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo abordar analiticamente o ensino de História a partir
da História Local, como conteúdo e metodologia de ensino para os Anos Finais do
Ensino Fundamental. Nesse aspecto, analisarmos os documentos e bases
curriculares, suas afirmações e considerações acerca da História Local. Todavia,
sobre este ponto-chave, observamos como pressuposto inicial que o ensino de
História Local está mais direcionado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse
modo, refletimos como tratar o ensino de História Local para os anos finais diante de
uma Base Comum Curricular (Brasil, 2017) e DTCMA (Maranhão, 2017). Tais
documentos tratam do ensino de História e até consideram o ensino de História Local,
mas pouco dizem em relação à forma de ensinar essa História, na medida em que os
próprios livros didáticos que são produzidos em outras regiões não direcionam as
atividades articulando com esse modelo de ensino local. Com isso, produzimos um
produto educacional, um Caderno Temático: História Local de Pedro do Rosário; a
partir das memórias orais dos entrevistados e fontes documentais escritas (como a lei
de emancipação do município e site do IBGE), com propostas de atividades para o
ensino de História. Esta pesquisa está organizada em 4 partes: na primeira, tratamos
dos aspectos curriculares do ensino de História e da História Local; na segunda,
tratamos dos aspectos didático-metodológicos do ensino de História Local; na terceira,
damos efetividade à pesquisa desenvolvida na escola municipal Pedro Cunha
Mendes. Assim, abordamos um pouco a cidade de Pedro do Rosário, na qual a escola
está localizada, bem como a escola e sua organização, e o ensino de História nesse
ambiente educacional. Em suma, esta dissertação tem sua considerável importância
à medida em que se propõe, a partir de uma revisão na literatura sobre a temática do
ensino de História Local e problematização das bases e currículos de História, a
desenvolver práticas de ensino de História que aproximem os conteúdos curriculares
à realidade local, cultural e social dos alunos. As principais fontes bibliográficas são:
Barros (2013), Bergmann (1990), Bittencourt (2003), Cerri (2011), Freire (1997),
Gonçalves (2007), Goodson (1995), Libâneo (1994), Tardif (2014), Vygostsky (1989)
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Externo ao Programa - 2365309 - SORAIA SALES DORNELLES