Banca de DEFESA: FLAVYA SORAYA MENDES MACHADO DOS SANTOS
2024-03-24 22:58:37.548
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVYA SORAYA MENDES MACHADO DOS SANTOS
DATA: 17/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O NOVO ENSINO MÉDIO E AS PRÁTICAS CURRICULARES DO TRIO GESTOR NO CENTRO DE ENSINO EDUCA MAIS SOUSÂNDRADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Novo Ensino Médio; Narrativas; Gestão Escolar; Tempo Integral
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa aborda sobre o Novo Ensino Médio e as Práticas Curriculares
do trio gestor. O local de pesquisa investigado foi a escola de Ensino Médio Centro
de Ensino Educa Mais Sousândrade, que está localizado no Bairro do Lira. Como
objetivo geral da pesquisa tivemos: analisar o impacto do Novo Ensino Médio no
Maranhão nas funções do trio gestor das escolas em Tempo Integral Educa Mais,
com vista a produzir um caderno de orientações com as funções administrativo
pedagógicas específicas de cada sujeito gestor. Os questionamentos da pesquisa
foram: Quais são os documentos e práticas adotados em nosso Estado nas Escolas
de Ensino Médio em Tempo Integral? Que concepções, saberes e conhecimentos
pedagógicos os gestores da rede estadual precisam ter frente às perspectivas do
Novo Ensino Médio? Como os gestores desenvolvem e registram suas práticas
curriculares? Como um caderno pedagógico de narrativas poderia contribuir para a
práxis de outros gestores da Rede Estadual? A Dissertação está dividida em seis
seções, a saber: a Introdução; A LDB e a Gestão Escolar; Narrativas e seus
impactos no fazer dos gestores escolares; Caminhos Metodológicos: O Novo Ensino
Médio e as Narrativas do Trio Gestor no Centro Educa Mais Sousândrade;
Retornando o caminho metodológico: Narrativas em cena nas linhas e entrelinhas
da pesquisa e Breves reflexões sobre as Narrativas Gestoras. O Produto
educacional é um Caderno de Orientações Pedagógicas onde após oito encontros
os gestores construirão um portfólio com as narrativas pertinentes a assuntos da
esfera sócio emocionais que permeiam a prática curricular dos gestores e envolve
suas subjetividades e até o presente momento, poucos registros. Propusemos as
atividades partindo de músicas, escuta entre os pares, textos acadêmicos e bastante
reflexões sobre as práticas curriculares do trio gestor. Ancoramos-nos na Instrução
Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do
produto educacional. As fontes bibliográficas que deram sustentação à pesquisa
foram: Libâneo (2001), Silva (2010), Lombardi (2010), Silveira (2018), Vasconcelos
(2007), Zambelo (2019), dentre outros. No que diz respeito às opções
metodológicas, Minayo (1996), Fazenda (2015) e Richardson (1999). Com ênfase na
parte curricular e narrativa apontamos ainda Oderich (2009), Paraíso (2023), Souza
(2011). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação,
entrevista via google forms para levantamento do perfil de cada gestor,
levantamento através de planilha em excel das atribuições mais utilizadas na práxis
de cada gestor. Os dados foram sistematizados, analisados e interpretados com
base nas categorias de interesse da pesquisa e reunidos em quadros de respostas
que comporão um mosaico das práticas curriculares que o novo ensino médio
propiciam ao trio gestor. As narrativas são um elemento de parceria que aponta para
as vozes muitas vezes silenciadas do trio gestor.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FILIPE SANTOS FERNANDES - UFMG
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS