Banca de DEFESA: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
2024-03-26 21:31:53.057
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
DATA: 25/04/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE VIDEO I CCSo, BLOCO D PISO 2
TÍTULO: CAPOEIRA ANGOLA NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: uma proposta de intervenção com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Transtorno do Desenvolvimento Intelectual; Capoeira Angola; Educação Inclusiva
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado se propôs investigar o ensino para estudantes com
transtorno do desenvolvimento intelectual à luz da Teoria das Inteligências
Múltiplas, com o apoio do conteúdo da Capoeira Angola, por meio de experiências
cinestésicas, e produzir um Caderno de Orientações com Sequências Didáticas em
uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada
por meio de uma proposta de intervenção pedagógica, caracterizada como
exploratória. Os participantes da pesquisa foi construída por 2 (dois) professores da
sala de recursos multifuncionais, 2 (dois) professores de Educação Física, 1 (um)
professores de Matemática. Os docentes participantes foram submetidos às
oficinas com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática e palestras
voltadas para o conteúdo da Capoeira Angola, para que, desta vivência, se
extraíssem atividades, condensadas de forma didática. A pesquisa foi realizada na
Escola na UEB Ensino Fundamental Ministro Mario Andreazza, localizada no bairro
da Liberdade-São Luís/MA. Os principais resultados demonstraram que a maioria
dos professores participantes, quatro (80%), conhece a Teoria das Inteligências
Múltiplas e, em específico, as inteligências cinestésica e lógico-matemática. Em
relação às práticas pedagógicas com o apoio da Capoeira Angola todos os
participantes foram unânimes em afirmar que consideram que experiências
cinestésicas proporcionadas pela Capoeira Angola poderão apoiar o ensinoaprendizagem de estudantes com TDI em uma perspectiva interdisciplinar. No que
diz respeito à interdisciplinaridade, todos foram unânimes em afirmar que s práticas
pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino de estudantes com a TDI
no apoio ao ensino de conteúdos lógico-matemáticos, por meio de oficinas, jogos,
música que salientem o despertar dos sentidos. A intervenção pedagógica ocorreu
de forma colaborativa com os professores que se propuseram a participar da
pesquisa. No primeiro momento, realizamos a oficina da Capoeira Angola para
demostrarmos a nossa proposta. Em seguida, reunimos os docentes para expor a
nossa pesquisa de forma explicativa. Para tanto, utilizamos os seguintes recursos:
notebook e data show. Constatamos que a Capoeira Angola pode ser um recurso
metodológico para o ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento das
Inteligências cinestésica e lógico-matemática. Os principais resultados
evidenciaram que o professores da escola pública da esfera municipal da U.E.B.
Ministro Mario Andreazza, reconhecem que a proposta interventiva da Capoeira
Angola possibilitará os afloramentos das inteligências múltiplas com o foco da
cenestésica e na lógica-matemática dos estudantes TDI, com a bagagem
pedagógica da Capoeira Angola. Sugerimos o uso de novas práticas pedagógicas
com a Capoeira Angola com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos
estudantes com deficiências do TDI.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - VITOR DANIEL FERREIRA FRANCO - UÉ