Banca de DEFESA: DANIELLE CABRAL MARINHO
2024-03-28 20:23:39.758
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE CABRAL MARINHO
DATA: 05/04/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Escolar; Ensino Fundamental I; Prática Pedagógica; Tecnologias Educacionais.
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O diálogo entre escola, biblioteca e tecnologias pode ser visto como parte
interdependente e indissociável no processo educacional, assim, esta pesquisa
aborda sobre a integração da biblioteca escolar e tecnologias educacionais na prática
pedagógica dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como
lócus a instituição pública Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, pertencente
a Rede Municipal de Ensino de São Luís (MA). O interesse pela temática partiu da
seguinte problemática: Como integrar a biblioteca escolar às tecnologias
educacionais para a prática pedagógica dos professores do 3o e 4o ano do Ensino
Fundamental? Por meio desse questionamento, surgiu o objetivo de pesquisa que se
caracteriza por investigar como integrar a biblioteca escolar e tecnologias
educacionais para a prática pedagógica, com vistas à elaboração de um E-book
contendo orientações pedagógicas que subsidiem os professores. Para alcançar os
objetivos, realizou-se pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva,
pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo,
adotando-se como abordagem a pesquisa qualitativa. Efetuou-se revisão sistemática
de literatura com abrangência de 2020 a 2023 em quatro bases de dados: Google
Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento
e Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), bem como
realizou-se consultas em livros, documentos oficiais e normativas da Educação e da
Biblioteconomia. Em relação à pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento de
coleta de dados, questionários aplicados com (1) gestora escolar, (1) coordenadora
pedagógica e (3) professoras. Os resultados foram estruturados em categorias e
discutidos à luz do referencial teórico. Estes possibilitaram compreender que a
integração da biblioteca e tecnologias contribui significativamente com a prática
pedagógica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais criativo, inclusivo e
instigante. Mediante os dados coletados, pode-se estruturar o produto educacional
em formato de E-book, que apresenta as possibilidades de uso de plataformas
digitais (sites e aplicativos) nas práticas de leitura e escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo ao Programa - 2175196 - CLAUDIA MARIA PINHO DE ABREU PECEGUEIRO