Banca de DEFESA: JOSE JOAO SANTOS LOBATO
2024-04-18 16:49:30.537
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JOAO SANTOS LOBATO
DATA: 16/05/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCA A, CCSo, SALA DE DEFESA DO PPGEEB
TÍTULO: O ESTUDO DA COR INTEGRADO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA
APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A
FORMAÇÃO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSÃO ESTÉTICA, SENSÍVEL E
INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Arte. Ensino de Arte. Estudo da cor.
PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa focou no ensino e aprendizagem da cor na disciplina de Arte do Ensino
Médio, contribuindo para a formação geral do cidadão. Até o momento atual, no século
XXI, estudos de intelectuais, cientistas e artistas dedicaram-se a entender, explicar e
aplicar a cor. O estudo abrange elementos da ciência, física, estética, fenomenologia,
psicologia de apreciação simbólica e sua aplicação nas artes visuais, arquitetura,
design, na vida sociocultural da humanidade. A cor contribui para o ensino e
aprendizagem de Arte, para a formação do indivíduo em sua dimensão estética,
sensível e intelectual. O objetivo geral da pesquisa é investigar como a cor pode
contribuir para o ensino e aprendizagem de Arte, assim como para a formação estética
e intelectual do indivíduo. As pessoas, embora apreciem a cor ao seu redor, tanto nas
cidades quanto nos ambientes rural e industrial, nem sempre se dão conta de sua
presença massiva em seu cotidiano. A presente dissertação organiza-se em três
seções: a primeira, Breve estudo da cor na História da Arte como elemento da
Linguagem Visual, apresenta conhecimentos fundamentados na História da Arte,
referindo-se a vários de seus períodos em que a cor se faz presente nas artes. A
segunda seção, A cor na formação estética, sensível e intelectual do indivíduo,
examina elementos da estética no fenômeno em que a cor se constitui, atingindo o
complexo sensório e intelectual da humanidade, e aspectos próprios de sua
visualização e percepção em conjuntos cromáticos e de seu uso intencional a partir
da estrutura natural e biológica do cérebro. No que se refere ao processo
metodológico adequado ao ensino e aprendizagem de Arte, são aplicados
conhecimentos da abordagem da professora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (2008,
2010, 2012) com sua característica abrangente e três eixos, tratando do contexto
histórico e cultural; da apreciação do objeto artístico; e de uma concomitante prática
esclarecendo sobre sua aplicação nas artes. A terceira seção, Práticas educativas do
ensino e aprendizagem de arte contribuindo para o entendimento da cor, aborda as
práticas com a cor, concorrendo para seu melhor entendimento, incluindo a ocorrência
dos contrastes simultâneo, sucessivo e misto, interagindo em espaços nos quais a cor
é aplicada. São vistos ainda esquemas básicos de aplicação da cor em conjuntos
cromáticos com materiais de cor organizados mediante elementos de semelhança ou
diferença. Esta pesquisa pauta-se pela aplicação da pesquisa qualitativa em sua
abordagem e, quanto aos Métodos de Investigação Científica, destacamos o
Fenomenológico e o da Psicologia da Arte, com ênfase em Merleau-Ponty (1998) e
Husserl. Para a realização deste trabalho, contribuíram várias literaturas de
estudiosos da cor, sendo os principais Betty Edwards (2004), Israel Pedrosa (1999;
2012), Luciana Martha Silveira (2015) e Eva Heller (2021), entre outros de relevância
para a pesquisa. Como principais resultados, pretende-se refletir sobre o ensinoaprendizagem da cor na obra artística e também na História da Arte, a cor contribuindo
para a formação estética, sensível e intelectual do indivíduo, a construção de um
produto desenvolvido como recurso didático-pedagógico sobre a cor no ensino de
Arte, os quais devem compor a conclusão geral deste estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo à Instituição - ROSILAN MOTA GARRIDO - UEMA