Banca de DEFESA: ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA
2024-04-19 12:19:20.879
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLISSON HENRIQUE PINHEIRO FERREIRA
DATA: 08/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: usos e propostas de intervenção no Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia; Geografia; Ensino; Recursos.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As emergentes inovações tecnológicas em todas as áreas do conhecimento
trouxeram ao exercício docente a função de acompanhar os avanços e adaptá-los
para a sala de aula. Assim, incorporar a tecnologia para o ensino da Geografia é
uma necessidade advinda das múltiplas informações disponíveis nas mais diversas
plataformas do conhecimento por meio das mídias digitais. Entretanto, o ensino de
geografia enfrenta desafios na atualidade ao incorporar tecnologias, como a
necessidade de capacitação dos professores e a garantia do acesso igualitário aos
recursos tecnológicos. Assim, diante das ideias tratadas, realizamos o seguinte
questionamento: de que forma o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação estão inseridas nas aulas de geografia? O objetivo geral deste
trabalho foi investigar a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas
aulas do componente curricular geografia. A pesquisa realizada possui natureza
aplicada e a etapa do trabalho de campo consistiu em uma abordagem qualitativa,
desenvolvendo pesquisa com foco na análise da inserção da tecnologia nas aulas
do componente curricular geografia. A ida a campo foi feita na escola Centro Educa
Mais Professora Margarida Pires Leal, por meio da aplicação de questionário aos
dois professores de geografia da instituição. O produto resultante é o Caderno de
Propostas Pedagógicas, concebido com o intuito de enriquecer a prática dos
professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas
de Geografia. Os resultados obtidos demonstram que a integração consciente e
planejada de ferramentas tecnológicas enriquece significativamente a experiência de
aprendizagem dos alunos, promovendo maior engajamento, compreensão ampliada
dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Ao
incorporar as tecnologias, o professor pode tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas
e alinhadas com as demandas do mundo contemporâneo, pois, as tecnologias
oferecem recursos que possibilitam a personalização do ensino, atendendo às
diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. Dessa forma, a tecnologia se
mostra um recurso mediador no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS SILVA DOS SANTOS - IFMA