Banca de DEFESA: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
2024-04-24 14:18:37.944
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
DATA: 07/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: uma proposta lúdica na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Afro-Brasileira e Africana. Educação Infantil. Identidade.
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a literatura afro-brasileira e africana como recurso lúdico na
construção da identidade das crianças negras. O objetivo da pesquisa foi investigar
a construção da identidade étnico-racial de crianças negras, tendo em vista a
aplicação de metodologias lúdicas, a exemplo do trabalho com o livro de pano. O
estudo está organizado em seções: A primeira seção descreve a Introdução na qual
se apresenta a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto
dissertativo. A segunda seção tratou do currículo, da permanência do eurocentrismo
na educação infantil brasileira e a Lei n° 10639/2003, onde o currículo é evidenciado
como um importante elemento na construção do conhecimento escolar e na
formação da identidade do sujeito. A terceira seção aborda a literatura afro-brasileira
e africana como recurso lúdico para a construção da identidade negra na educação
infantil e o processo de construção da identidade. A quarta seção contemplou a
pesquisa empírica, na qual apresentamos a caracterização da escola pesquisada, a
Unidade de Educação Básica Tiradentes: a metodologia de investigação; as análises
e interpretações dos dados da pesquisa e o produto educacional. Na quinta seção
apresentamos as considerações finais e a retomada dos questionamentos. O
método de procedimento da pesquisa adotado foi a Intervenção Pedagógica, com
base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os participantes da pesquisa foram: a
gestora da escola; a coordenadora pedagógica e as duas professoras das turmas do
infantil II. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação sistemática,
as oficinas metodológicas, as entrevistas e os questionários semiabertos. A
interpretação dos dados da pesquisa empírica foi por meio de quadros de respostas.
A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro momentos: observação sistemática;
entrevistas; ofícinas metodológicas e a composição do produto educacional. A
pesquisa considerou que o ensino da literatura afro-brasileira e africana contada de
forma lúdica para crianças pequenas abre possibilidade para enxergar o negro e
seus processos históricos de forma positiva. Ponderamos, ainda, que a identidade
negra é uma questão de poder e saber dentro do currículo e da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO