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Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANILDO CARVALHO RODRIGUES

2024-04-30 15:33:43.204

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANILDO CARVALHO RODRIGUES
DATA: 20/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: HORTAS MEDICINAIS NAS ESCOLA DO CAMPO: uma proposta didático-pedagógica de práticas agroecológicas sustentáveis
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia. Educação Escolar Quilombola. Educação do Campo. Hortas medicinais
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo o uso das hortas medicinais na escola quilombola João Paulo II, na comunidade Mato Grosso, Morros, Maranhão poderá contribuir para a construção de metodologias de ensino integradas, tendo como foco as práticas agroecológicas sustentáveis, com vista a contruir um Guia de Orientações didáticas e pedagógicas. Além desse, outros objetivos se somam a este estudo: a) identificar quais concepções teóricas e metodológicas as(os) docentes da escola quilombola João Paulo II escola possuem sobre hortas medicinais e práticas de cuidado pelas plantas; b) verificar o que as(os) docentes da escola, foco da pesquisa, compreendem sobre práticas agroecológicas sustentáveis, c) investigar se há na escola foco desta pesquisa, bem como na Secretaria Municipal de Educação de Morros, formações contínuas direcionadas às(aos) docentes, tendo como foco as hortas medicinais e práticas agroecológicas sustentáveis e d) produzir um Guia de Orientações Pedagógicas sobre hortas mediciações e ações agroecológicas sustentáveis, no sentido de contribuição para as(os) docentes da escola quilombola João Paulo II. O nosso estudo está organizado em seis seções. Na primeira apresentamos a introdução, a qual está subdividida na justificativa, caracterização e delimitação do problema de pesquisa, do interesse pela pesquisa, estudos realizados sobre o tema e estrutura da pesquisa. A segunda seção é sobre Educação do Campo e Agroecologia, apresentando reflexões sobre o uso de hortas medicinais na escola. Na terceira seção apresenta os saberes dos povos quilombolas, hortas e agroecologias, a partir de breves relatos das(os) moradoras(es) e professoras(es) do quilombo Mato Grosso, em Morros. A quarta seção aborda os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, caracterizando os métodos de abordagem, o local e os participantes da pesquisa, os intrumentos de composição dos dados e a descrição da produto da pesquisa. Na quinta seção apresentamos o cronograma deste estudo e, por fim, na sexta seção estão as referências. O referencial teórico, sustentação de todas as seções da pesquisa, apoia-se nas contribuições de autoras(es) como Caldart(2012), Candau(2011), Cavalcanti (2009), Carvalho (2010), Cunha (2014), Imbernón (2021), Freire (1970), Martins (2016), Molina (2011), Nóvoa(1995), Saviani (2018), Rocha(2011), dentre outras(os), por conta de suas abordagens esclarecedoras e fundamentadas em pesquisas e análises consolidadas sobre Hortas medicinais, Educação do Campo, Agroecologia, Educação Escolar Quilombola e Formação docente
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Presidente - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS

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