Banca de DEFESA: ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
2024-05-08 08:50:37.721
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
DATA: 09/05/2024
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das práticas pedagógicas na Unidade de Educação Básica Maria José Serrão na cidade
de São Luís MA
PALAVRAS-CHAVES: Musicalização. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa objetivou investigar a presença da música nas práticas
pedagógicas de professoras da Educação Infantil na Unidade de Educação
Básica Maria José Serrão da cidade de São Luís, Estado do Maranhão, escola
pública da Rede Municipal de Ensino. Foi adotada, para tanto, a noção de que
prática pedagógica é uma ação docente, escolar ou realizada em ambiente
educativo que possui a intencionalidade de educar, guiada por metodologias que
sejam condizentes com o objetivo pedagógico (Eleven, 2020). Buscou-se
descrever as atividades musicais desenvolvidas pelas educadoras nesse
ambiente, bem como a sua formação (inicial e continuada) em música,
identificando os recursos disponíveis na escola para a realização das atividades
musicais. Junto às educadoras, atentamos para as suas necessidades para que
desenvolvessem a musicalização na Educação Infantil. A abordagem teóricometodológica circunscreveu a perspectiva da pesquisa de natureza aplicada, de
abordagem qualitativa, de levantamento, descritiva, bibliográfica e de campo.
Como instrumento de produção de dados, aplicou-se questionário, entrevista
semiestruturada com as educadoras participantes do estudo e o levantamento
do diagnóstico institucional da escola campo. Para análise dos dados, ancorouse na análise de conteúdo apoiada na proposta de Bardin (2011), atentado-se
no manuseio das três fases fundamentais na análise: pré-análise, exploração do
material e tratamento dos resultados inferência e interpretação. O estudo
referenciou também nos autores e autoras da educação musical na Educação
Infantil em autores como: Gardner, Bellochio, Bréscia e Gainza entre outros(as).
Diante da pesquisa, os resultados possibilitaram o entendimento de que as
professoras ainda carecem de conhecimentos aprofundados ou capacitação
acerca da temática. Assim como a necessidade de recursos ou ferramentas
musicais incorporados ao ensino. Mediante os dados analisados, pode-se
estruturar como produto educacional intitulado de Dinâmicas musicais aplicadas
à educação infantil, uma orientação de trabalhos pedagógicos com recurso de
oficina com as educadoras da Educação Infantil sobre o uso e a importância da
musicalização para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas e
sociais na primeira infância.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Externo ao Programa - 1987631 - NERTAN DIAS SILVA MAIA