Banca de DEFESA: LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
2024-05-08 22:14:09.909
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
DATA: 16/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE AULA BLOCO D 103 CCSo - ao lado da coordenação PPGEEB
TÍTULO: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: intervenções pedagógicas em uma escola pública municipal de São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e Escrita, Gêneros Textuais, Histórias em Quadrinhos.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre o ensino da leitura e da escrita de estudantes dos
anos iniciais do ensino fundamental a partir de intervenções pedagógicas com o uso
de histórias em quadrinhos em uma escola pública municipal de São Luís - MA. O
objetivo da pesquisa é investigar sobre a leitura e a escrita utilizando como recurso
as histórias em quadrinhos, na perspectiva de desenvolver um Caderno de
Orientações Didáticas para serem usadas pelos professores. Diante do exposto,
surgiu a seguinte questão central: de que forma a elaboração de um Caderno de
Orientações Pedagógicas a partir do uso das histórias em quadrinhos poderá
contribuir com o processo de ensino da leitura e da escrita aos estudantes dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Luís? Para isso, foi
utilizado como aporte teórico alguns autores de referência com relação a temática de
leitura e escrita como: Antunes (2003), Freire (1989), Jolibert et al. (1994), Kleiman
(2005); (2021) entre outros. Em relação aos estudos sobre as histórias em
quadrinhos, nos apoiamos em: Araújo (2022), Barbosa (2006), Paiva (2016), Pimentel
(2018), Vergueiro e Ramos (2009, 2019 e 2022). Os instrumentos de coleta de dados
foram: a observação participante, diário de campo, questionários e entrevistas. Os
sujeitos da pesquisa foram as dez professoras dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, turno matutino, onde a pesquisa foi realizada. A intervenção
pedagógica aconteceu no segundo semestre de 2022, nas duas turmas do 5º ano
com o desenvolvimento de uma sequência didática. A análise e interpretação dos
dados foram por meio de quadros de respostas, tabelas e fotografias. Os resultados
obtidos no diagnóstico realizado orientaram a construção do produto educacional
intitulado: proposta metodológica para o ensino da leitura e escrita com uso das
histórias em quadrinhos no 5º ano do ensino fundamental. O resultado da nossa
pesquisa foi a elaboração de um caderno de orientação didático-pedagógico
contendo informações de como o professor poderá utilizar na sala de aula por meio
de um planejamento as histórias em quadrinhos como um recurso no processo de
ensino aprendizagem no ato da leitura e escrita
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ FRANCISCO DE SOUZA - UFMG