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Banca de DEFESA: ANA CELIA DE JESUS MARTINS

2024-05-09 19:56:47.294

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CELIA DE JESUS MARTINS
DATA: 28/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: intervenção didático-pedagógica no sétimo ano de uma escola pública estadual do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino de Álgebra. Ensino Fundamental. Resolução de Problema
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O ensino da Matemática é reconhecido como um desafio tanto para os alunos quanto para os professores, sendo comum ocorrerem dificuldades e reclamações de ambas as partes, principalmente quando se inicia os primeiros conceitos da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental em que a maioria dos estudantes encontram dificuldades em relação aos símbolos matemáticos e a resolução de problemas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar o ensino e aprendizagem da Álgebra no sétimo ano do Ensino Fundamental, com foco na aplicação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, sob as perspectivas das pesquisadoras Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Iniciamos apresentando um panorama histórico do ensino de Álgebra no Brasil, explorando sua evolução ao longo do tempo. Em seguida, discutimos algumas estratégias para o desenvolvimento de habilidades do pensamento algébrico e os aspectos relevantes para a aprendizagem de Álgebra. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com estudantes de uma escola pública da rede Estadual do Maranhão, cujos instrumentos de coleta de dados foram: questionário, entrevista, observação participante, cujos dados foram registrados em um diário de campo, análise documental que foram realizadas nas respostas da professora titular da sala e nas resoluções geradores apresentadas pelos estudantes aos problemas, que foram direcionados aos objetos de conhecimento relacionados à Álgebra, incluindo os conceitos iniciais de sentenças algébricas e Equação do 1º grau, conforme as orientações da BNCC. Nossa pesquisa visou não apenas analisar a eficácia dessa metodologia, mas também sua eficácia na motivação dos alunos no desenvolvimento de habilidades e, consequentemente, na construção da aprendizagem relacionadas aos objetos de conhecimento estudados. A pesquisa revela que que essa abordagem no ensino de Matemática foi fundamental para estimular os estudantes, pois a partir dela eles passarem do estado de agentes passivos, caracterizada por uma postura de meros ouvintes, a se tornarem mais participativos, questionadores e investigativos ativamente envolvidos na construção de seus próprios conhecimentos. Além disso, a pesquisa aponta o potencial avaliativo da resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem, ao valorizar as resoluções apresentadas pelos estudantes, permitindo assim, que a professora pudesse auxiliar os alunos e, com isso, avaliar seu progresso, servindo também como auxilio para planejar suas próximas aulas
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRESA MARIA JUSTULIN - UTFPR
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Interno - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES

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