Banca de DEFESA: MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO

DISCENTE: MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO
DATA: 07/06/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NUMÉRICO POR MEIO DA TABELA ZERO MAIS COM ADAPTAÇÕES DA TABELA PITAGÓRICA E APORTE EM REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: uma pesquisa realizada com alunos do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização matemática; tabelas; registros semióticos; letramento numérico.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nesta pesquisa, à luz de representações semióticas, investigamos a construção de conhecimentos numéricos por meio da Tabela Zero Mais, uma adaptação da Tabela Pitagórica, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Alcântara/MA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção colaborativa, com destaque para a apropriação, pelos alunos, do valor posicional, conceito numérico e adição com números naturais. Para a coleta de dados, inicialmente, desenvolveu-se uma sequência didática de apropriação da Tabela Zero Mais, com as professoras das classes, lócus desta pesquisa, e depois as professoras aplicaram a referida Tabela aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. A intervenção para a construção dos dados constou de aplicações de atividades matemáticas, envolvendo valor posicional, contagem numérica e adição de números naturais desenvolvidas nas salas de aula, com o uso da Tabela Zero Mais. Para as análises desse processo investigativo, elegemos como destaque os registros escritos, pelos alunos, resultantes do preenchimento da Tabela Zero Mais e referenciados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Acredita-se que esse trabalho trará contribuição para professores e alunos que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização matemática, na perspectiva de avançar com o uso desses recursos em diferentes contextos de aprendizagens.
Externo à Instituição - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ - UEMA
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA