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Banca de DEFESA: ARLEIA GOMES DE SOUSA RIBEIRO

2024-05-14 11:37:04.321

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLEIA GOMES DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 20/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: SALA D 103, Centro de Ciências Sociais, Térreo - ao lado da coordenação do PPGEEB
TÍTULO: O COENSINO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Intervenções Colaborativas para a formação de professores no Centro Ensino Professor José do Nascimento Morais
PALAVRAS-CHAVES: Coensino, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Educação Inclusiva, Formação de Professor
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo, investigar as ações relacionadas ao coensino com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio a Educação Inclusiva dos estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, com vistas à construção de um E-book que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de ensino médio da Rede Estadual em São Luís-MA. Quanto aos aspectos metodológicos, classifica-se como de natureza aplicada de acordo com a abordagem do problema, e caracterizada como qualitativa do tipo intervenção. O campo de investigação foi o Centro de Ensino Professor José do Nascimento Moraes, uma escola estadual no bairro Vinhais em São Luís-MA, e teve como participantes, os professores do ensino regular, o professor da sala de recurso e a coordenação pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturaras. Os dados coletados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que 83% da amostra investigada tinham pouca vivência em educação inclusiva para estudantes com deficiência, apesar de 77,7% deles possuírem vasta experiência em sala de aula, mas que não desenvolviam em suas práticas, ações que vão ao encontro do estudante com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, e além disso, 40% da amostra estudada havia realizado formação continuada em Educação Inclusiva ou atividades de flexibilizações com estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. A partir dos principais achados da pesquisa e dos resultados, ficou evidente a necessidade de formação continuada para professores e coordenação pedagógica da referida escola, que resulte em práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas, de modo a garantir novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, bem como proporcionar aos educadores participantes, novas estratégias educacionais por meio do produto dessa pesquisa: Orientações Pedagógicas Sobre Coensino e as Flexibilizações Curriculares em Apoio à Inclusão de Estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual .
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA

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