Banca de DEFESA: LOURIANE LINDOSO MORAES
2024-05-20 16:18:36.456
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIANE LINDOSO MORAES
DATA: 18/06/2024
HORA: 13:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no município de São José de Ribamar MA
PALAVRAS-CHAVES: Intervenção Precoce e práticas pedagógicas; Transtorno do Espectro Autista; Sala de Recursos Multifuncionais.
PÁGINAS: 281
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de intervenção
precoce adotadas pelos docentes de Sala de Recursos Multifuncionais, e suas
implicações na área educacional das crianças com Transtorno do Espectro Autista
(TEA), matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Nova Terra, para a
elaboração de um Caderno de Orientações Metodológicas. Para alcançar a finalidade
que se propôs, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na
pesquisa bibliográfica e aplicada. Para a pesquisa bibliográfica, realizou-se o
levantamento de produções científicas sobre a temática em questão, bem como a
análise de documentos nacionais e internacionais da área da educação especial. A
pesquisa aplicada foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Nova Terra,
localizada no município de São José de Ribamar MA. Os(as) participantes da
pesquisa foram a professora especialista em Educação Especial, uma professora de
Educação Infantil, uma assistente de Creche e um pai/responsável pelo estudante
com TEA matriculado e frequentando a sala de aula comum e a Sala de Recursos
Multifuncionais (SRM). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados:
pesquisa documental, observação participante na sala de aula comum e na SRM,
entrevista semiestruturada com a professora especialista em Educação Especial,
questionários semiestruturados com a professora de Educação Infantil, assistente de
Creche e a responsável pelo estudante com TEA. A análise dos dados foi feita através
da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), e a interpretação dos dados se deu por meio
de tabelas, quadros e fotografias. Constatou-se que a professora especialista em
Educação Especial, a professora de Educação Infantil e a assistente de Creche não
apresentam um referencial teórico específico, mas utilizam, na sua prática
pedagógica, princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Tratamento e
Educação para Autistas e Crianças com Deficiências Relacionadas à Comunicação
(TEACH). A pesquisa também revelou que a professora especialista em Educação
Especial não tem disponibilidade de tempo para acompanhar o trabalho das
professoras da sala de aula comum do Ensino Regular, por isso as orientações são
repassadas para as professoras do turno matutino de forma presencial, e para as
professoras do turno vespertino de forma virtual, através do aplicativo de WhatsApp.
Além dessa dificuldade, a professora especialista em Educação Especial também
apontou mais duas dificuldades em relação ao atendimento de estudantes com TEA:
a questão da organização dos horários dos estudantes e a quantidade e tipo de
materiais da SRM. A partir dos resultados da pesquisa, produziu-se um Caderno de
Orientações Metodológicas Conhecer para intervir no intuito de auxiliar
profissionais do ensino e familiares, por meio de informações sobre o TEA e
intervenções voltadas para o atendimento de crianças com TEA na faixa etária de dois
a cinco anos. Conclui-se que é importante a realização de estudos abordando
intervenções precoces, baseadas em evidências científicas, que possam contribuir
com a melhoria da qualidade de vida, socialização e aprendizagens da criança com
TEA, e a necessidade, por parte do poder público, de programas para a formação dos
docentes na intervenção precoce com crianças com TEA
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - VITOR DANIEL FERREIRA FRANCO - UÉ