Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: LUZANGELA CRISTINA DA SILVA LEITE

2025-05-12 08:54:50.881

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZANGELA CRISTINA DA SILVA LEITE
DATA: 13/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: ARTE/EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: Práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças vítimas de violência do ensino fundamental do 1º e 2º ano
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Práticas artísticas; Violência; Recursos Metodológicos.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema o uso de práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental que são vítimas de violência. O problema central da investigação foi: Como organizar práticas artísticas e pedagógicas para subsidiar o enfrentamento à violência física e emocional contra crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental? O objetivo geral consistiu em investigar como as práticas artísticas e pedagógicas poderiam contribuir para o trabalho com essas crianças em uma escola do município de Raposa-MA, culminando na elaboração de um Manual Pedagógico com orientações teóricas e metodológicas voltadas ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. Os objetivos específicos incluíram: (1) contextualizar a importância do ensino de arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças; (2) explorar a Sociologia e a Psicologia da Arte como suporte teórico para identificar e auxiliar crianças em situações de violência; (3) aplicar metodologias e técnicas artísticas em sala de aula como recurso pedagógico; e (4) identificar, por meio dessas práticas, crianças que pudessem estar sofrendo algum tipo de violência. Sua metodologia adotada foi qualitativa, ancorada na sociologia e psicologia da arte e da educação. Entre os principais referenciais teóricos destacaram-se: Legislação: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990. Autores: Ana Mae Tavares Barbosa (Abordagem Triangular, 1980), Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo (1994), Jean Luc Chalumeau (“Teoria da Arte”, 1997), Cynthia A. Freeland (“Teoria da Arte: Uma breve introdução”, 2007), Maria Felisminda de Rezende Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2009), Anamélia Bueno Buoro (2009), e Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain (1977). Referências artísticos: Pablo Picasso (1881–1973), Edvard Munch (1863–1944), Tarsila do Amaral (1886–1973) e Cândido Portinari (1903–1962). O produto final da pesquisa foi um Manual Pedagógico para educadores. Esse manual incluiu contextualização sobre a violência infantil e seus impactos comportamentais; atividades artísticas voltadas para ajudar crianças a expressarem experiências de violência e orientações para educadores sobre identificação e abordagem de casos de violência; configurando-se como uma ferramenta essencial para capacitar educadores, promover o enfrentamento à violência infantil e conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir o desenvolvimento saudável das crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo ao Programa - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL

fim do conteúdo