Banca de DEFESA: LUZANGELA CRISTINA DA SILVA LEITE
2025-05-12 15:23:05.311
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZANGELA CRISTINA DA SILVA LEITE
DATA: 13/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: ARTE/EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: Práticas artísticas como recursos
metodológicos para auxiliar crianças vítimas de violência do ensino fundamental do
1º e 2º ano
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Práticas artísticas; Violência; Recursos Metodológicos.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema o uso de práticas artísticas como recursos
metodológicos para auxiliar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental que são
vítimas de violência. O problema central da investigação foi: Como organizar práticas
artísticas e pedagógicas para subsidiar o enfrentamento à violência física e emocional
contra crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental? O objetivo geral consistiu em
investigar como as práticas artísticas e pedagógicas poderiam contribuir para o
trabalho com essas crianças em uma escola do município de Raposa-MA, culminando
na elaboração de um Manual Pedagógico com orientações teóricas e metodológicas
voltadas ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. Os objetivos específicos
incluíram: (1) contextualizar a importância do ensino de arte na educação infantil e
sua contribuição para o desenvolvimento das crianças; (2) explorar a Sociologia e a
Psicologia da Arte como suporte teórico para identificar e auxiliar crianças em
situações de violência; (3) aplicar metodologias e técnicas artísticas em sala de aula
como recurso pedagógico; e (4) identificar, por meio dessas práticas, crianças que
pudessem estar sofrendo algum tipo de violência. Sua metodologia adotada foi
qualitativa, ancorada na sociologia e psicologia da arte e da educação. Entre os
principais referenciais teóricos destacaram-se: Legislação: Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) Lei nº 8.069/1990. Autores: Ana Mae Tavares Barbosa
(Abordagem Triangular, 1980), Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo (1994), Jean
Luc Chalumeau (Teoria da Arte, 1997), Cynthia A. Freeland (Teoria da Arte: Uma
breve introdução, 2007), Maria Felisminda de Rezende Fusari e Maria Heloísa C. de
T. Ferraz (2009), Anamélia Bueno Buoro (2009), e Viktor Lowenfeld e W. Lambert
Brittain (1977). Referências artísticos: Pablo Picasso (18811973), Edvard Munch
(18631944), Tarsila do Amaral (18861973) e Cândido Portinari (19031962). O
produto final da pesquisa foi um Manual Pedagógico para educadores. Esse manual
incluiu contextualização sobre a violência infantil e seus impactos comportamentais;
atividades artísticas voltadas para ajudar crianças a expressarem experiências de
violência e orientações para educadores sobre identificação e abordagem de casos
de violência; configurando-se como uma ferramenta essencial para capacitar
educadores, promover o enfrentamento à violência infantil e conscientizar a sociedade
sobre a importância de proteger e garantir o desenvolvimento saudável das crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO - UEMA