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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRON DA CONCEIÇÃO LIMA

2025-05-15 21:14:55.915

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRON DA CONCEIÇÃO LIMA
DATA: 05/06/2025
HORA: 14:30
TÍTULO: O ENSINO DE ÁLGEBRA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: a cultura pop como possibilidade interdisciplinar na prática docente em uma escola pública no município de São Mateus do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de álgebra. Anos iniciais. Cultura Pop. Interdisciplinaridade. Educação Matemática.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo investiga o ensino de Álgebra no 5º ano do Ensino Fundamental, destacando a importância da introdução de conceitos algébricos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato dos alunos. Propõe-se uma abordagem interdisciplinar que incorpore elementos da cultura pop, como filmes, séries, músicas, jogos, entre outros, ao ensino de álgebra, com o intuito de explorar narrativas e mídias familiares aos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo, envolvente e motivador. O objetivo geral é verificar como a interdisciplinaridade, mediada por narrativas baseadas na cultura pop, pode contribuir com a prática docente e o ensino de álgebra em uma sala de 5º ano de uma escola pública de São Mateus do Maranhão. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, utilizando técnicas como análise documental, questionários, entrevistas e observação participante. O estudo será conduzido na Unidade Escolar Municipal Ney Braga, com professores do 5º ano, ao longo do primeiro semestre de 2025. As etapas incluem o diagnóstico inicial, o planejamento e a aplicação de atividades interdisciplinares que conectam Álgebra e cultura pop, seguidos da coleta e análise dos dados obtidos. Ao final, como produto educacional, será desenvolvida um visual novel, um jogo interativo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que combina narrativa, ilustrações e jogabilidade para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Essa ferramenta busca auxiliar o professor a promover o engajamento dos alunos por meio de uma experiência lúdica, despertando interesse, curiosidade e uma percepção mais acessível e atrativa da Álgebra. O estudo pretende não apenas colaborar com a diminuição das dificuldades tradicionais no ensino da Matemática, mas também inspirar práticas docentes criativas, que valorizem os interesses e vivências dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, eficaz e significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Presidente - 1063934 - MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ

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