Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFÂNY LEILSON BEZERRA DA SILVA CRUZ
2025-05-19 02:26:53.075
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEFÂNY LEILSON BEZERRA DA SILVA CRUZ
DATA: 30/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/xpn-ukvy-shd
TÍTULO: EFEITOS DO PROGRAMA DE TREINAMENTO AERÓBICO PARA REGULAÇÃO DO CORTISOL E ATIVAÇÃO DO EIXO HIPOTÁLAMO- PITUITÁRIA-ADRENAL EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do espectro autista. Cortisol. Treinamento aeróbico, Exercício aquático, Adolescência
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O projeto tem como objetivo analisar os efeitos de um programa de treinamento aeróbico com exercícios aquáticos para regulação do cortisol e ativação do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal em adolescentes com transtorno do espectro autista. A pesquisa será quantitativa, experimental, longitudinal e de campo. Participarão da amostra 30 adolescentes com TEA (grau de suporte 2 ou 3), entre 12 e 16 anos, aptos a participarem de treinamento aeróbico aquático. A seleção será por conveniência, com critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Os participantes serão divididos em dois grupos: controle e intervenção. O grupo intervenção realizará um programa de exercícios aeróbico aquáticos durante 12 semanas, enquanto o grupo controle participará de atividades de menores intensidades. Serão realizados três testes de cortisol salivar (semanas 1, 6 e 12) para avaliar os níveis hormonais. As coletas ocorrerão sempre entre 8h e 9h da manhã. Para coleta de dados será utilizada a observação sistemática, por meio da aplicação de testes padronizados de nível de cortisol salivar em laboratório. A análise estatística será feita com o software SPSS 23.0, utilizando ANOVA e teste T de Student, com significância de p<0,05. Os resultados esperados com este estudo serão comprovar que o treinamento aeróbico aquático contribui para a regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), por meio da análise dos níveis de cortisol salivar em adolescentes com transtorno do espectro autista. Espera-se observar uma redução dos níveis de estresse fisiológico nos participantes do grupo de intervenção ao longo do programa. Além disso, o estudo busca reforçar a importância da inclusão de programas de exercícios físicos planejados e supervisionados por profissionais de educação física no tratamento do transtorno do espectro autista, incentivando sua adoção em clínicas especializadas e escolas de natação como estratégia complementar à terapia convencional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 1229371 - ANDREA DIAS REIS
Interno - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Externo ao Programa - 2203825 - ELIZABETH SANTANA ALVES DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - PAULO AUGUSTO COSTA CHEREGUINI - UFSCAR
Co-orientador - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA